Produtores da Rede Leite de Panambi comemoram rendimentos com atividade leiteira


Resultados positivos foram apresentados na Unidade de Observação de Karim e Luis Eduardo dos Santos


Público caminhou pela propriedade para visualizar instalações e áreas de pastagem

Produtores de leite e técnicos da Emater/RS-Ascar dos municípios de Ajuricaba, Bozano, Condor, Nova Ramada, Pejuçara e Panambi reuniram-se na sexta-feira (31/8), em Panambi, para o Encontro da Rede Leite. A propriedade que sediou o evento foi a Unidade de Observação (UO) de Karim e Luís Eduardo dos Santos, localizada em Linha Maranei, interior do município.

Na parte da manhã, foram apresentadas as etapas que envolvem a produção de leite, desde a alimentação dos animais até a ordenha.  O público também caminhou pela propriedade para visualizar as instalações e as áreas de pastagem.

Depois do almoço, os participantes foram instigados a opinar sobre o que viram na UO da família Santos. De acordo com o técnico da Emater/RS-Ascar, Aldoir Ott, há um esforço para introduzir pastagens perenes, principalmente a grama  tifton, e para equilibrar adequadamente o solo com adubação.

Para a anfitriã do evento, Karim, os encontros da Rede Leite têm permitido a troca de conhecimento e de experiências na atividade leiteira. “Gosto de participar de eventos assim, em que há interação entre os presentes. É uma oportunidade de troca importante dentro da nossa atividade”, disse Karim.

O encontro também contou com a presença do produtor de leite Gilmar Kaufmann, de Panambi. A propriedade dele é a mais nova das 68 Unidades de Observação da Rede Leite. Kaufmann foi conhecer de perto a metodologia do encontro e se integrar ao grupo.


UO registra produção de leite acima da média estadual

Dos 14 anos em que são casados, Karim e Luis Eduardo trabalham há dez na atividade leiteira e têm nela a principal fonte de renda na propriedade. Integrante da Rede Leite há mais de um ano, a Unidade de Observação da família Santos conta com a ajuda da filha Eduarda, de 13 anos, e apresenta resultados bastante satisfatórios.

Com um plantel de 41 animais, sendo 22 em lactação, a produção de leite vem surpreendendo. A produção diária é de quase 500 litros, o que representa, em média, 22,5 litros/vaca/dia. O número é quase quatro vezes maior que a média estadual, que hoje é de 6,6 litros.

Um dos fatores para a produção abundante de leite é a alimentação disponibilizada aos animais.  Conforme Karim, praticamente toda a área de terra disponível se destina a essa finalidade. “No verão, destinamos seis hectares para a implantação da gramínea capim sudão. No inverno, mais de 30 hectares são implantados com azevém, aveia preta e trigo duplo propósito. Plantamos uma pequena área de soja para a rotação de cultura, mas damos prioridade às pastagens”, explicou a produtora.

A metodologia da Rede Leite, segundo Karim, fez com que fosse possível melhorar vários aspectos da atividade. “Atualmente, a qualidade do leite produzido aqui melhorou muito e está dentro dos padrões exigidos. Esperamos crescer cada vez mais”, finalizou.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
Estagiária Jaqueline Peripolli
Fone: (55) 3333 8040