Unicruz lança Fórum do Leite na Expointer


Solenidade reuniu autoridades estaduais


Reitora Elizabeth "temos que produzir e disseminar conhecimento"

O projeto "Juntos para Competir", ação conjunta do Senar, Sebrae e Farsul, abriu espaço em seu estande para a Universidade de Cruz Alta apresentar aos visitantes da Expointer a 15ª edição do Fórum Produção Pecuária-Leite. A solenidade de lançamento foi nesta quinta-feira (30) e contou com a presença de autoridades, professores e acadêmicos da Unicruz, bem como produtores e técnicos ligados à cadeia produtiva do leite.

Na ocasião, a reitora Elizabeth Fontoura Dorneles falou sobre a importância do estreitamento do laços da Universidade com o setor produtivo e destacou que o lançamento do evento na Expointer também foi uma oportunidade de agregar novos parceiros à programação. “Uma Universidade além de produzir conhecimento também precisa disseminá-lo e eventos como o Fórum do Leite são uma oportunidade de fazer isso. O Fórum do Leite é um ocasião em que discute-se todas as dimensões ligadas à cadeia produtiva, desde a dimensão técnica, passando pela científica, econômica e também política”, ressaltou.

Já o diretor-presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Danilo dos Santos, que na solenidade também representou a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, aproveitou o momento para explanar sobre as iniciativas do Governo do Estado em relação ao leite, como a criação da Câmara Setorial do Leite, projetos de enfretamento à falta de chuvas e o Instituto Gaúcho do Leite que também já está sendo alinhavado.

Representando o Senar, o chefe da divisão técnica João Augusto Telles salientou que a primeira edição do Fórum do Leite foi o espaço para a criação da Conseleite e, conforme ele, isso já expressa a importância que o evento tem para a região de Cruz Alta.

Quem também prestigiou o lançamento do Fórum de Produção Pecuária-Leite da Unicruz foi o presidente da Comissão de Leite da Farsul, Jorge Rodrigues, que novamente ressaltou o evento da Unicruz como palco para o nascimento da Conseleite.

Em nome da coordenação do Fórum, o professor Dr. Lucas Siqueira apresentou os temas que serão discutidos na Unicruz nos dias 11 e 12 de setembro, durante a décima quinta edição do evento. O professor também salientou a programação como espaço para o encontro de técnicos, pesquisadores, acadêmicos e produtores que pensam, pesquisam e vivem a cadeia produtiva do leite.

Saiba mais sobre o XV Fórum de Produção Pecuária-Leite no site www.unicruz.edu.br/forumdoleite.

Assessoria de Imprensa da Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ
Jornalista Rubiamara Pasinatto
jornalismo@unicruz.edu.br
(55) 3321 1515