Propriedade da Rede Leite de Derrubadas tem produtividade acima da média estadual


Com um plantel de oito vacas, a produção média de leite por mês é de 4.156 litros


Encontro reuniu agricultores, profissionais da área e técnicos da Emater/RS-Ascar

Mais de 40 pessoas visitaram, na quarta-feira (29/8), a pequena propriedade rural do casal Ivone e João Pedro Tamiozzo, localizada em Esquina Colorada, interior de Derrubadas. A propriedade é uma das 67 Unidades de Observação da Rede Leite.

A família Tamiozzo registra os números da produção leiteira da propriedade desde 2008. De lá para cá, a produção de leite por vaca aumentou mais de 30%. Em média, cada animal produz atualmente 17,31 litros de leite ao dia, o que representa quase três vezes mais do que a média estadual, que é de aproximadamente 6,66 litros/vaca/dia. Com um plantel de oito cabeças, atualmente a produção mensal de leite é de 4.156 litros.

Segundo o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar de Derrubadas, Carlos Kirst, o aumento na produção de leite se deve, basicamente, a dois fatores: a genética dos animais, todos da raça jersey, e a grande oferta de pastagens. A área de pastagem disponibilizada é de três hectares, sendo 1,4 hectare de pastagem permanente e 1,6 hectare de pastagem anual. “Na pastagem de inverno foram implantados aveia, azevém e ervilhaca. E na pastagem de verão, o produtor já realizou o primeiro corte neste ano do capim pioneiro, no qual ele aposta desde 2008”.

Kirst explicou que, com isso, as vacas dispõem de alimentação abundante, pois o capim pioneiro permite que sejam realizados oito cortes por ano, o que garante alimento suficiente. As vacas ainda têm a alimentação complementada com dois quilos de ração por dia. Já as terneiras dispõem de uma área com alfafa.

O encontro da Rede Leite durou todo o dia e reuniu agricultores, profissionais da área e técnicos da Emater/RS-Ascar dos municípios que fazem parte da microrregião de Tenente Portela – Derrubadas, Barra do Guarita, Vista Gaúcha, Tenente Portela, Miraguaí, Redentora e Braga. Eles percorreram toda a propriedade com o objetivo de avaliar o desenvolvimento das pastagens de verão e inverno, área de fruticultura, horticultura, culturas de subsistência e infraestrutura da propriedade. Ao meio-dia foi servido o almoço, no salão da comunidade, seguido da apresentação do histórico da produção de leite na propriedade dos Tamiozzo.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
Estagiária Jaqueline Peripolli
Fone: (55) 3333 8040
www.emater.tche.br