Rede Leite vai organizar cartilha ambiental para auxiliar técnicos


Manual deve servir para avaliação ambiental nas Unidades de Observação do programa


Integrantes do Grupo Temático Ambiental, durante reunião realizada em Ijuí

Os extensionistas da Emater/RS-Ascar que prestam assistência técnica aos pequenos produtores de leite da Região Noroeste do Estado deverão receber, nos próximos meses, uma cartilha que irá orientá-los no trabalho ambiental que realizam a campo.

A construção deste manual começou nesta segunda-feira (30/7), em Ijuí, durante a reunião do Grupo Temático Ambiental, um dos sete grupos do Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com atividade Leiteira no Noroeste do RS (Rede Leite). De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, José Cláudio Motta, a cartilha de campo quer obter um protocolo mínimo para avaliação ambiental nas Unidades de Observação (UOs), que são as pequenas propriedades rurais que fazem parte da Rede Leite. “A partir do momento em que a cartilha de campo estiver nas mãos dos técnicos durante a visita nas UOs, haverá uma verdadeira revolução na maneira de propor soluções, pois o manual deve servir para avaliação ambiental nas propriedades a partir do conhecimento dos técnicos que trabalham no programa Rede Leite”, explicou Motta.

O manual, segundo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Volnei Righi, será constituído, primeiramente, por um diagnóstico da paisagem, ou seja, conterá um croqui da estrutura da propriedade assistida. O segundo passo é a realização de um diagnóstico aplicado do solo, dejetos, águas servidas, alimentos e energia externa disponíveis na propriedade. “Com esta estrutura padronizamos o mecanismo de abordagem nas UOs, pois até então, não tínhamos um modelo de como proceder”, esclareceu o engenheiro agrônomo.

Depois de organizar este protocolo ambiental, ele será discutido com os técnicos, a fim de validá-lo. Segundo Motta, nas próximas reuniões do grupo temático, o assunto volta a pautar a discussão.

No encontro também foi abordada a forma de preparação e de apresentação do grupo para o I Fórum Técnico da Rede Leite, evento de âmbito interno que se realizará no dia 15 de agosto, no Campus da Unijuí, em Ijuí.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
Estagiária Jaqueline Peripolli
cbrutti@emater.tche.br
(55) 3333 8040




Outras imagens

Reunião do Grupo Social Setembro 2012 Foto Jaqueline Peripolli

Reunião do Grupo Forrageiras Setembro 2012

Reunião do Grupo Forrageiras Setembro 2012

Reunião do Grupo Ambiental Julho 2012 Foto Jaqueline Peripolli


Reunião do Grupo Qualidade do Leite e Sanidade Animal Julho 2012 Foto Jaqueline Peripolli

Reunião do Grupo Social Julho 2012 Foto Jaqueline Peripolli

Reunião Ordinária da Rede Leite Julho 2012 Foto Jaqueline Peripolli

Reunião Ordinária da Rede Leite Julho 2012 Foto Jaqueline Peripolli


Reunião Ordinária da Rede Leite Julho 2012 Foto Jaqueline Peripolli

Reunião sobre melhoramento genético Junho 2012 Foto Cleuza Brutti

Reunião sobre melhoramento genético Junho 2012 Foto Cleuza Brutti

Reunião Unijuí 17 novembro 2010