Curso internacional Brasil/Alemanha acontece na Unijuí


Evento objetiva capacitar técnicos, produtores e estudantes sobre o manejo alimentar de vacas leiteiras para altos rendimentos na região dos trópicos e subtrópicos, com ênfase na região Noroeste do Estado.


Professores da Universidade de Kassel, Tamina Piment e Uwe Richter

Está em andamento na Unijuí o Curso Internacional (Brasil/Alemanha) sobre o  manejo orgânico de vacas leiteiras nos trópicos e subtrópicos. O curso teve início nesta quarta-feira, 25, e prossegue até sexta-feira, 27.

O evento é uma promoção do Departamento de Estudos Agrários (DEAg) da UNIJUÍ,  o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus de Santo Augusto e a  Universidade de Kassel, da Alemanha, por meio do Departamento de Engenharia Agrícola e Engenharia Agrícola dos Trópicos e Subtrópicos e o Departamento de Melhoramento Genético Animal.

O curso objetiva capacitar técnicos, produtores e estudantes sobre o manejo alimentar de vacas leiteiras para altos rendimentos na região dos trópicos e subtrópicos, com ênfase na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Estão sendo abordados os fundamentos de nutrição de vacas leiteiras; compreensão das características e das necessidades nutricionais das vacas leiteiras, nas suas diferentes categorias e suas fases de produção; capacitação dos participantes para adequação do manejo nutricional da unidade de produção nos mais diversos sistemas de produção e condições climáticas; conhecimento dos distúrbios metabólicos e as formas de prevenção a partir das corretas práticas de manejo alimentar.  

 O curso tem carga horária de 40 horas e conta com pesquisadores especializados da Universidade alemã. Os ministrantes possuem grande experiência em produção animal e vegetal, sob a forma orgânica. Em virtude da parceria das Instituições, o curso ocorrerá em duas edições, de 20 horas cada. Uma edição será  em Ijuí nas dependências da Unijuí e outra em Santo Augusto, nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus de Santo Augusto.

 O projeto está sendo coordenado pelos professores Roberto Carbonera, da Unijuí; Carolina Bilibio, Cristiano Nunes dos Santos, Tarcisio Samborski do Instituto Federal Farroupilha, Santo Augusto; e Oliver Hensel, Uwe Richter e Tamine Piment, da Unikassel, Alemanha. Foram aprovados recursos de dez mil reais junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). O projeto conta com o apoio do Núcleo de Assessoramento a Projetos da Unijuí.

 

Informações Assessoria de Imprensa da Unijuí