I Fórum Técnico da Rede Leite apresentará retrato da saúde e sucessão rural no campo


O Grupo Social da Rede Leite irá apresentar indicadores relacionados a quatro temas, saúde, juventude rural, gênero e sucessão rural.


Extensionista da Emater em visita no Território da Cidadania Noroeste Colonial

O Grupo Social da Rede Leite irá apresentar indicadores relacionados a quatro temas, saúde, juventude rural, gênero e sucessão rural, no I Fórum Técnico do programa que será realizado no dia 15 de agosto em Ijuí. Segundo o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, o sociólogo Jorge Sant’Anna, os dados foram coletados pelos técnicos da Emater/RS-Ascar, a partir do programa ATER Territórios da Cidadania. No total foram entrevistados aproximadamente 4 mil produtores rurais da região Noroeste do Rio Grande Sul, possibilitando a construção de um banco de dados bem amplo e representativo. “O grupo está sistematizando os dados para apresentar durante o evento. Além de possibilitar um maior conhecimento da realidade dos produtores da região, as informações vão servir para balizar a atuação dos extensionistas e também subsidiar a formulação de políticas públicas”, ressaltou Sant’Anna.

O Fórum técnico deve reunir aproximadamente 130 técnicos da Emater/RS-Ascar e 40 pesquisadores, em um encontro que pretende aproximar os integrantes da Rede e apontar demandas para cada um dos sete grupos temáticos.

A Rede Leite é um Programa de Pesquisa-Desenvolvimento que tem o objetivo principal contribuir para o fortalecimento e viabilidade da agricultura familiar na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, a partir da geração de conhecimento em um processo de integração entre pesquisadores, extensionistas e famílias de agricultores.

Participam da rede as seguintes instituições: Embrapa Pecuária Sul e Clima Temperado, Associação Gaúcha de Empreendimentos Lácteos (AGEL), Cooperfamiliar, Emater/RS-Ascar,     Fepagro, Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto, Unicruz e Unijuí.

Informações

Assessoria de Imprensa da Embrapa Pecuária Sul

Jornalista Fernando Goss