Professores da Alemanha ministram curso sobre manejo alimentar orgânico de vacas leiteiras


Evento é direcionado para técnicos, produtores de leite e estudantes. Os promotores do evento reforçam o convite a todos os integrantes da Rede Leite


Curso será sobre manejo alimentar orgânico de vacas leiteiras

De 25 a 27 de julho, a Unijuí – campus Ijuí, sedia a primeira edição do Curso Internacional (Brasil/Alemanha) sobre o Manejo alimentar orgânico de vacas leiteiras nos trópicos e subtrópicos.  O evento é direcionado para técnicos, produtores de leite e estudantes, e o objetivo do curso é capacitar os participantes sobre o manejo alimentar de vacas leiteiras para altos rendimentos, com ênfase na região Noroeste do Estado. Os palestrantes serão os professores da Universidade de Kassel, da Alemanha, Uwe Richter e Tamina Piment. Os promotores do evento reforçam o convite a todos os integrantes da Rede Leite.

Segundo o coordenador do curso de Agronomia da Unijuí, Roberto Carbonera, nesta primeira etapa do curso serão abordados os fundamentos das necessidades alimentares das diferentes raças leiteiras; manejo alimentar e tecnologias de alimentação em diversos sistemas de produção e condições climáticas; distúrbios metabólicos e as formas de prevenção a partir das corretas práticas de manejo alimentar; e, ainda, análise técnica de propriedades rurais.

O curso é promovido pelo departamento de Estudos Agrários (Deag) da Unijuí, Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto e Universidade de Kassel, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

As inscrições podem ser feitas no Deag ou pelo telefone (55) 3332 0420, em horário comercial. As vagas são limitadas e os participantes recebem certificados.

 A segunda edição do curso será realizada no Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto, entre os dias 31 de julho e 2 de agosto.

Programação:
Dia 25 de julho
8h30min às 12h: Apresentação dos fundamentos de nutrição de vacas leiteiras;
13h30min às 17h30min: Características e necessidades nutricionais das vacas leiteiras nas suas diferentes categorias e suas fases de produção.

Dia 26 de julho
8h às 10h: Manejo nutricional das vacas leiteiras aos mais diversos sistemas de produção e condições climáticas;
10 às 12h: Distúrbios metabólicos e as formas de prevenção a partir das corretas práticas de manejo alimentar;
13h30min às 17h30min: Visita técnica de propriedades com produção de leite da região.

Dia 27 de julho
8h às 11h: Análise técnica de propriedades rurais visitadas;
11h às 12h: Encerramento do curso

Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Brutti
Estagiária Jaqueline Peripolli

Fone: (55) 3333 8040
www.emater.tche.br