Rede Leite reúne agricultores em Bozano


Agricultores familiares e técnicos da Emater/RS-Ascar de seis municípios da região Noroeste se reuniramem Bozano. O objetivo do encontro foi estimular a troca de experiências entre as famílias.


Propriedade de Clecir e Jurandir recebe visita

Agricultores familiares de cinco municípios da região Noroeste do Estado se reuniram, no dia 29 de junho, em Bozano, na propriedade do casal Clecir e Jurandir Santos. O objetivo do encontro, promovido pela Emater/RS-Ascar, foi estimular a troca de experiências entre as famílias, todas integrantes do Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS (Rede Leite).  “Esse é um programa que cresce com a participação de todos”, disse a extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar, Arnete Mazzaro.


O diferencial da propriedade dos Santos são as modificações implantadas a partir de 2008, quando Cleci e Jurandir aderiram à Rede Leite. O casal passou a se preocupar em adubar o solo, diversificar a oferta de pasto, resfriar o leite a granel e a investir na genética, qualificando a criação das terneiras, alimentadas com silagem de colostro. “Saímos dos 1.700 litros/mês e chegamos aos 9.000 litros/mês”, disse Jurandir. A meta do casal de agricultores é produzir 15.000 litros/mês, com um plantel de 28 vacas, das quais 18 estão em lactação no momento. “Eles começaram com os ‘pés no chão’, tendo a precaução de não abusar do crédito oferecido pelos bancos”, destacou o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Vito Cembranel.


Encontros semelhantes ao de Bozano estarão ocorrendo até o fim do ano em municípios que sediam Unidades de Observação (UOs), assim chamadas as 59 propriedades rurais que fazem parte da Rede Leite. “Não trabalhamos com o conceito de propriedade modelo, todas elas têm avanços e problemas que podem ser resolvidos com sugestões do grupo”, disse a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Áuria Schröder.


Também participaram do encontro o técnico agrícola da Prefeitura de Bozano, Jair Pereira da Silva, e o técnico em agropecuária da Prefeitura de Nova Ramada, Douglas da Silva Maas.


Conheça a  Rede Leite


Implantada com recursos do Governo Federal em 50 pequenas propriedades rurais da Região Noroeste do Estado, no ano de 2008, a Rede Leite foi ampliada e conta atualmente com 59 propriedades rurais, chamadas de Unidades de Observação (UO). Integram a Rede Leite oito instituições, Emater/RS-Ascar, Embrapa Pecuária Sul e Embrapa Clima Temperado, Unijuí, Unicruz, Fepagro, Instituto Federal Farroupilha – campus de Santo Augusto, Cooperfamiliar e Agel.

Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar  Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
Fone: (55) 3333 8040
www.emater.tche.br