Produção de leite é comparada a soja e suínos em Quinze de Novembro


A produção leiteira movimenta receita bruta anual de aproximadamente R$ 16 milhões, desempenho semelhante ao das cadeias produtivas da soja e suínos.


Propriedade da família Weihs em Quinze de Novembro

Produtores rurais de seis municípios da Região do Alto Jacuí estiveram, no dia 10 de agosto de 2011, em Quinze de Novembro, visitando a propriedade da família Weihs, uma das 50, que faz parte da Rede Leite. O prefeito do município e terceiro vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Clair Tomé Kuhn, acompanhou o grupo. “O presidente da Famurs, Mariovane Weis, nos deu liberdade para defender ações necessárias ao desenvolvimento”, disse Kuhn. “No caso da nossa região, estamos defendendo a bacia leiteira, com melhorias no acesso às mangueiras, e a produção de suínos”, completou o dirigente.

 A exemplo da propriedade dos Weihs, a produção de leite vem se tornando a principal fonte de renda dos 706 estabelecimentos gerenciados por agricultores familiares em Quinze de Novembro. Há cinco anos, havia seis mil cabeças de vacas leiteiras no município, hoje existem 12 mil. A atividade leiteira movimenta receita bruta anual de aproximadamente R$ 16 milhões, desempenho semelhante ao das cadeias produtivas da soja e suínos, segundo o secretário municipal de agricultura, Anderson Riegel. No entanto, o dinheiro obtido na produção de leite, segundo o prefeito, percorre caminho diferente, ou seja, circula no comércio da cidade, aumentando a riqueza dos seus habitantes.

 Ao lado de Cruz Alta, Quinze de Novembro possui o segundo melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da Região de Ijuí (0,83), atrás de Selbach (0,86). O desempenho econômico do município de 3.653 habitantes, segundo o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Lacide Lui, está intimamente ligado a produção de leite e a diversificação.  A propriedade de 17 hectares da família Weihs, segundo ele, é um ótimo exemplo. Além de administrar um plantel de 24 vacas em lactação, alimentadas em piquetes, os Weihs investem na produção de uvas. As atividades agropecuárias mantêm ocupados os filhos Éder, formado no curso de tecnologia em agroindústria pela UERGS, e Elton, estudante do curso técnico em agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus de Ibirubá.

  

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti

(55) 3333 8040

www.emater.tche.br