Governo do RS quer lançar Leite Gaúcho inspirado na Rede Leite


O Leite Gaúcho, um dos 13 programas que o governo do Estado pretende lançar em 2011, tem suas bases inspiradas na Rede Leite.


O Leite Gaúcho, um dos 13 programas que o governo do Estado pretende lançar no segundo semestre de 2011, tem suas bases inspiradas na Rede Leite. A afirmação é do diretor do departamento de agroindústria da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), José Batista.  “Não estamos criando nada que seja inteiramente novo, mas nos inspirando em experiências que já existem, como a Rede Leite”, disse José Batista. 

A exemplo da Rede Leite, o Leite Gaúcho também pretende focar no aumento da produtividade. Segundo José Batista o parque industrial gaúcho tem capacidade para absorver 16 milhões de litros de leite ao dia, porém a produção diária não passa dos 9 milhões de litros. O caminho para aumentar a oferta de leite é, segundo o dirigente, aumentar a produtividade do nosso rebanho. Comparando, no Rio Grande do Sul a produção média de uma vaca é de 2.300 litros/ano, enquanto na Argentina a produtividade sobe para 5 mil litros ao ano.

 A qualidade também será outro foco do Leite Gaúcho, tendo em vista não apenas o bem estar dos consumidores, mas também o aumento das exportações, quase sempre comprometidas pelas barreiras sanitárias impostas por outros países. Para qualificar a produção, o grupo técnico do governo está construindo um plano operacional que deverá contemplar a erradicação da brucelose e tuberculose; qualificação profissional dos produtores com investimentos em assistência técnica; viabilidade de repasse de sementes de forrageiras através do programa Troca-Troca de Sementes; certificação do leite gaúcho; e disponibilidade de crédito para aquisição de novas tecnologias; e ampliação da participação das cooperativas no repasse de recursos públicos aos produtores de leite.

  

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti

(55) 3333 8040

www.emater.tche.br