Rede Leite testa eficiência produtiva das raças Jersey e Holandesa


Jersey e Holandesa, a eficiência produtiva das raças foi testada por três meses. Resultado foi apresentado em Dia de Campo realizado em Augusto Pestana.


Gersey e Holandesa, desempenho das raças em teste

Jersey e Holandesa, a eficiência produtiva de ambas as raças foi testada, por três meses, por pesquisadores do Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS (Rede Leite). “De julho a outubro, o grupo das vacas Jersey manteve os mesmos níveis de produtividade de leite, do início ao fim, mesmo com a qualidade do pasto decaindo no fim do inverno”, disse o professor do Instituto Federal Farroupilha, campus São Vicente, Jairo Diefenbach.

 O resultado da pesquisa foi apresentado na quarta-feira, dia 4 de novembro de 2010, durante Dia de Campo realizado na sede do Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (Irder), em Augusto Pestana, local onde os animais se mantiveram, no campo, durante o período em que foram observados. “É difícil explicar como a vaca Jersey consegue manter o mesmo nível de produção com menos pasto”, refletiu Diefenbach, indicando o fator climático como um aspecto a ser considerado. “A Jersey é mais rústica e se adapta melhor ao calor do que a Holandesa”, considerou o acadêmico da faculdade de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria, Bruno Kuinchtner, que auxiliou nas pesquisas.

 Divididas em dois grupos, com onze vacas em cada um, as vacas se alimentaram somente de azevém comum, disponíveis em 16 piquetes, mais 1kg de suplemento (ração comercial). “No pico de produção tivemos Jersey de 450 kg produzindo 38 litros ao dia, mesma quantidade de leite produzida por uma Holandesa de 600 kg”, disse Diefenbach. Contudo, ponderou o professor, esse desempenho se deu neste contexto. “Não estamos dizendo que uma é melhor que outra, há espaço para as duas raças no mercado”, disse Diefenbach, lembrando que a Holandesa se sairia muito bem em “condições de galpão”.

 Informações da Embrapa Gado de Leite reforçam as pesquisas realizadas em Ijuí, segundo as quais, quanto mais sangue holandês tiver a vaca, mais leite, porém mais trato irá exigir. Além disso, segundo a Embrapa, 70% da produção de leite do Brasil provêm de vacas mestiças Holandês-Zebu, em que a raça holandesa predomina.

 Tanto para uma como para outra raça, o ideal, segundo o professor do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí, Adriano Maixner, é ter pasto o ano todo. “Mostramos ao produtor que é possível perenizar áreas de pastagens, inclusive em épocas de escassez de alimentos”, disse Maixner, coordenador do projeto que pesquisa o desempenho de consórcios forrageiros de inverno, cultivados no Irder. Segundo Maixner, tiveram bom desempenho os consórcios de azevém, com aveia preta e trevo vesiculoso ou cornichão; azevém com aveia preta e trevo branco ou vermelho. Ao utilizar essas plantas, segundo Maixner, o produtor reduz a compra de insumos externos, como ureia, por exemplo.

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti

(55) 3333 8040 www.emater.tche.br