Embrapa começa no Noroeste pesquisa com vacas em lactação da Rede Leite


Objetivo é identificar doenças que podem causar falhas na gestação.


Veterinários Ana Paula Kleemann e Oldemar Weiller em Salto do Jacuí.

Começou no Noroeste gaúcho uma pesquisa realizada pela Embrapa com o objetivo de identificar doenças infecciosas, que podem provocar falhas na gestação de vacas leiteiras, como leptospirose, IBR,BVD e neospora. O estudo é coordenado pela pesquisadora em reprodução animal da Embrapa, Lígia Pegoraro, em cinco mesorregiões do Rio Grande do Sul: Sul, Fronteira Oeste, Serra, Norte e Noroeste. No Noroeste gaúcho, produtores da Rede Leite, que aderiram à pesquisa, estão abrindo a porteira da propriedade para a coleta de sangue dos seus rebanhos.  

De acordo com o extensionista da Emater/RS-Ascar, Dionísio Treviso, de Salto do Jacuí, além de o produtor ter a oportunidade de fazer os exames de graça, a pesquisa também cria condições de o Estado melhorar a sanidade do rebanho leiteiro.

Na última terça-feira (07/06), Treviso acompanhou a coleta de amostras de sangue de 24 vacas em lactação de propriedade do casal Elisabete e Milton Mello, moradores do assentamento Oriental. A coleta de sangue no assentamento de Salto do Jacuí foi realizada pelos médicos veterinários da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Ana Paula Huttra Kleemann, e da Emater/RS-Ascar, Oldemar Weiller.

A Pesquisa

O Estudo epidemiológico e impacto econômico das doenças da reprodução em bovinos leiteiros de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, coordenado no Rio Grande do Sul pela Embrapa, deverá revelar informações sobre a incidência de doenças que podem estar dificultando a gestação.

Doenças infecciosas, tais como leptospirose, rinotraqueite infecciosa bovina (IBR), diarreia viral bovina (BVD) e neospora, podem causar falhas na gestação das mamães e perdas na lucratividade do produtor de leite. É certo que a morte do embrião, aborto e repetição de cio irão acarretar diminuição da produção de leite.

Apoiam a pesquisa da Embrapa, no Noroeste gaúcho, a Rede Leite e a Cooperativa Santa Clara.

 

Calendário de coleta de sangue no Noroeste

10/06 – Ijuí

13/06 – Esperança do Sul e Bom Progresso

14/06 –Augusto Pestana (IRDER)

15/06 – Braga e Miraguaí

16/06 – Chiapetta e Santo Augusto

17/06 – Sede Nova

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti

cbrutti@emater.tche.br

Fone: (55) 9976 8

          (55) 3333 8040