Rede Leite valida nova versão da Planilha PSP


Nova PSP é continuação da planilha criada em 2009 pelo agrônomo Pedro Urubatan


Preocupada em interpretar os pontos críticos e favoráveis à produção, a Rede Leite deu um grande impulso, a partir de 2009,  na criação de uma planilha de gestão: a Planilha de Sistematização da Produção (PSP). Com o objetivo de atualizar a planilha, nos últimos dois anos, a PSP passou por um processo de reformulação e validação. Na segunda-feira (06/06), no interior do município de Catuípe, foi realizada a última oficina de validação da nova planilha, na propriedade  do casal Cristina e Mauro Daronco.

“A nova PSP, como é carinhosamente chamada, é uma continuação da Planilha de Sistematização da Produção (PSP), desenvolvida pelo engenheiro agrônomo da Emater Pedro Urubatan”, explicou o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Vinicius Lampert.

Segundo Lampert,  a nova versão da PSP foi desenvolvida e personalizada de maneira integrada e participativa entre extensionistas de 22 escritórios da Emater/RS-Ascar, produtores e pesquisadores. Essa iniciativa faz parte do projeto intitulado Desenvolvimento de Instrumentos para Avaliação da Sustentabilidade em Sistemas de Produção de Base Familiar com Pecuária de Leite, liderado pelo pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins da Silva. A previsão é de que, no próximo ano, a pesquisa tenha continuidade a fim de se elababorar uma nova ferramenta da Rede Leite que incorpore aspectos sociais e ambientais.

“A nova PSP fornece dados econômicos e produtivos tais como custo operacional (desembolso das diferentes atividades desenvolvidas na propriedade), custo da pastagem/hectare, custo do kg de silagem, custo do litro de leite produzido, lotação de Unidade Animal (UA) por hectare, produção de leite/hectare e produção vaca/ano, entre outros”, exemplificou o assistente técnico regional de Sistemas de Produção Animal da Emater/RS-Ascar, médico veterinário Oldemar Weiller.

Ainda de acordo com o médico veterinário da Emater/RS-Ascar, a planilha permite analisar as diversas atividades da propriedade, comparando os rendimentos por área através das margens brutas R$/ha. A nova PSP também auxilia no planejamento forrageiro e na dieta do rebanho, indicando o consumo de volumosos (pasto, silagem, feno ) e concentrados (ração, grãos), durante os 12 meses do ano”.

A nova PSP, segundo a Rede Leite, tem potencial para ser reproduzida em todas as regiões administrativas da Emater/RS-Ascar, que englobam 497 municípios gaúchos. A expectativa é que a planilha de gestão possa qualificar a intervenção do extensionista nos sistemas de produção de leite dos pequenos agricultores. “Espera-se que, com esta ferramenta, possamos coletar e sistematizar as informações produtivas e econômicas de maneira simples e fácil, identificando os gargalos e quais aspectos da produção precisam ser aperfeiçoados, bem como identificar quais aspectos estão avançando positivamente ao longo do tempo”, resumiu Lampert.

Rede Leite

A Rede Leite – Programa em Rede de Pesquisa-desenvovlimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS – conta, atualmente, com a participação formal de oito instituições: Emater/RS-Ascar, Embrapa, Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Instituto Federal Farroupilha campus Santo Augusto, Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Coperfamiliar e Rede Dalacto.

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti

Fone: (55) 9976 8547

           (55) 3333 8040