Começa projeto da Unicruz para evitar dores na coluna de produtores de leite


Até dezembro, 40 produtores de Leite serão monitorados pelo Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva da Unicruz.


Professora da Unicruz, Themis de Carvalho, apresenta Projeto aos agricultores.

O projeto Qualidade de Vida do Produtor Rural na Atividade Leiteira teve início na quarta-feira (20/04), em Cruz Alta. Até dezembro, 40 agricultores familiares assistidos pela Emater/RS-Ascar em 10 municípios do Noroeste gaúcho, serão monitorados pelo Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), sob a coordenação da professora da Unicruz, Themis de Carvalho, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), universidade francesa Auvergne e Rede Leite. Também participam do projeto alunas bolsistas do curso de Fisioterapia da Unicruz.

Na quarta-feira, foram apresentados aos agricultores os detalhes do projeto. Em maio, dias 17 e 18, será feita a coleta de dados, referente a cada um dos participantes. “A coleta de dados envolve eletromiografia (identifica quais músculos são ativados em determinadas tarefas), biofotogrametria (imagem do movimento) da coluna vertebral e membros, testes de flexibilidade e informações sobre dores e desconfortos posturais”, detalhou Themis. Também irão participar da etapa de coleta de dados, em maio, pesquisadores da Udesc e alunos franceses.

Esta é a segunda edição do projeto. No ano passado, de acordo com a professora da Unicruz, 80% dos agricultores pararam de se queixar de dores, após fazerem, pela manhã e tarde, uma sequência de exercícios indicados pelos pesquisadores. Os desvios posturais, como escoliose, pondera Themis, permanecem, no entanto, o mau hábito, que agrava as dores, vai, aos poucos, sendo eliminado.

“Tem dias que dói tudo, mão, braço, pescoço”, disse a agricultora Oneide Ana Cantoni, uma das agricultoras, assistidas pela Emater/RS-Ascar em Cruz Alta, que irá participar este ano do projeto. “Eu gostaria de ficar velha, mas sem dor”, concluiu Oneide Ana.

A supervisora da microrregião da Emater/RS-Ascar de Cruz Alta, Monique Chaves, acompanhou a pesquisa no ano passado e, no encontro de quarta-feira, deu ótimas referências do projeto ao novo grupo de agricultores.

O gerente da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Carlos Turra, também compareceu ao encontro para reiterar o apoio da Instituição ao projeto voltado à qualidade de vida dos agricultores familiares.

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-

Jornalista Cleuza Noal Brutti

Fone: (55) 9976 8547