Rede Leite faz balanço do ano e projeta 2016


Fortalecer agricultura familiar é principal meta.


Em 2016, Rede Leite poderá participar do Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção.

A Rede Leite – Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS-, traçou, nesta terça-feira (15/12), em Ijuí, uma lista de objetivos que devem ser colocados em prática em 2016. Todos eles apontam para uma das principais metas da Rede Leite que é fortalecer a agricultura familiar, a partir da geração de conhecimento e de inovação em um processo de trabalho integrado entre pesquisadores, agricultores e extensionistas.

O coordenador da Rede Leite, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins da Silva, destacou, entre os objetivos, o de ampliar e fortalecer a participação dos agricultores familiares e suas representações em espaços como os Territórios da Cidadania. Outro objetivo seria o de buscar uma participação mais efetiva dos agricultores no planejamento e execução de ações da Rede Leite, em nível local e regional. O pesquisador da Embrapa Pecuária Sul também destacou os planos de organização de dias de campo para agricultores e fóruns técnicos itinerantes, no âmbito da região administrativa da Emater/RS-Ascar regional de Ijuí – envolve os Coredes Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí.

Atualmente, a Rede Leite está presente em mais de 60 pequenas propriedades rurais do Noroeste gaúcho, contudo a metodologia que adota, pesquisa-desenvolvimento, tem influenciado a condução de projetos de pesquisa, chamadas públicas e diversas atividades voltadas aos agricultores familiares gaúchos.

Outro ponto abordado durante a reunião da Rede Leite foi a eleição para seus cargos institucionais. O pesquisador Gustavo Martins da Silva, da Embrapa Pecuária Sul, permanece no cargo de coordenador. Para o cargo de vice-coordenadora, foi eleita a professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Leonir Uhde, e para o cargo de secretária, a professora da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Rosane Felix.   

Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção

Também em 2016, a Rede Leite poderá ter trabalhos inscritos no 11º Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção (CSBSP), a se realizar em Pelotas, entre os dias 06 e 08 de julho. O convite aos representantes da Rede Leite foi feito nesta terça-feira, durante o encontro, por um dos integrantes da comissão que organiza o Congresso, pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Alberi Noronha.

Informações sobre o 11º Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção estarão sendo disponibilizadas pela entidade por meio do site http://www.sbsp.org.br/Inicial

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti