Abordagem sistêmica é tema de curso da Rede Leite


Capacitação é oferecida aos extensionistas da Emater/RS-Ascar.


Extensionistas exercitam olhar sistêmico na propriedade rural.

Em Cruz Alta está sendo realizado desde ontem (25/06) a primeira edição do Curso sobre Abordagem Sistêmica em Unidades de Produção Familiar em um Processo de Pesquisa-desenvolvimento, previsto para ocorrer este ano no Noroeste gaúcho. O curso se encerra na tarde desta sexta-feira (26/06), e transcorre no campus da Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e em propriedade rural do município.

 A capacitação continuada é oferecida aos extensionistas da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí – Coredes Alto Jacuí, Noroeste Colonial e Celeiro -, pela Rede Leite – Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do Rio Grande do Sul.

 Também participam do encontro, professoras da Unicruz, Rosane Felix e JaneteSchubert, professora da Unijuí, Leonir Uhde, e o responsável pela área de leite na região, médico veterinário Oldemar Weiller.

 “A abordagem sistêmica não serve apenas para analisar a produção de leite”, observou a supervisora da microrregião administrativa de Cruz Alta, Monique Chaves.

 Segundo o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins da Silva, a abordagem sistêmica é uma das metodologias da Pesquisa-desenvolvimento – corrente teórica de cunho francês -, que auxilia os profissionais a enxergar além do que eles estão vendo na lavoura e nos piquetes dos animais.

 Exercício

Na quinta-feira à tarde, os extensionistas fizeram um exercício na propriedade da família Hammes, na comunidade Parada Benito, em Cruz Alta. A agricultora Inês contou detalhes da sua vida, o vaivém das migrações dos pais dela, no Sul do país, para fugir das dificuldades, o trabalho de produzir leite que realiza atualmente na propriedade onde mora, a vontade de conciliar a produção de leite com hortaliças e o desejo de que os filhos Manoela, Maria Eduarda, Tânia e Marcos possam estar por perto, trabalhando na agricultura. Inês tem um “esporão” - doençadegenerativa que atinge a parte anterior do osso do calcanhar –, e as dores que ela sente são um grande incômodo no trabalho diário. No momento, ela aguarda por uma consulta médica.

 Pesquisa-desenvolvimento
A Pesquisa-desenvolvimento se apresenta como uma possibilidade diferente a do método analítico.
O método analítico, que deriva dos princípios da física clássica, tão bem fundamentados por Galileu e Descartes e que propõe o estudo das partes, dissociadas do todo, não estaria dando conta de analisar um objeto tão complexo como é uma unidade de produção familiar.

Antes de negar os benefícios do método analítico, a Rede Leite propõe ampliar e potencializar seus resultados, buscando na Pesquisa-desenvolvimento fundamentos que faltam ao método analítico: enfoque sistêmico, abordagem interdisciplinar, análise dinâmica e participação.

Rede Leite
Fazem parte da Rede Leite: Emater/RS-Ascar, Embrapa, Unicruz, Unijuí, Ufsm, Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Augusto, Fepagro, Cooperfamiliar e Rede Dalacto.

Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti