Unijuí faz dia de campo sobre Sistemas de Produção de Leite


Cerca de 300 produtores participaram das sete estações temáticas


As sete estações temáticas abordaram técnicas preservacionistas na produção de leite.

Evento foi realizado pela UNIJUÍ com apoio da Rede Leite, Emater e Embrapa.

Com o propósito de discutir e promover conhecimento sobre a cadeia leiteira a produtores rurais, o Departamento de Estudos Agrários (Deag) da UNIJUÍ realizou o 6º Dia de Campo: Sistemas de Produção de Leite, no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (Irder), nesta quarta-feira. O evento teve apoio da Rede Leite, Emater e Embrapa.

Reunindo cerca de 300 produtores, as atividades do Dia de Campo foram desenvolvidas em sete estações temáticas, com duração de cerca 20 minutos cada. A coordenação geral foi dos professores da UNIJUÍ Roberto Carbonera, Leonir Terezinha Uhde e Denize R. Fraga.

Confira um vídeo sobre o Dia de Campo

O que foi discutido em cada estação temática

Estação forrageiras e alimentação animal

Temática 1:Desempenho de forrageiras Tropicais (Coleção forrageira): Resultados de três ciclos de produção (2011/2012; 2012/13 e 2013/14) e manejo das espécies, por Lisandre de Oliveira (UNIJUÍ), Gustavo da Silva Martins (EMBRAPA Pecuária Sul), Sandra B. V. Fernandes (UNIJUÍ) e Jaqueline R. T. Krahn (UNIJUÍ);

Temática 2:Produção de Tifton 85 com suplementação de irrigação e fertilização nitrogenada e qualidade dos solos Irrigação em pastagens. Caracterização climática e a ocorrência de estiagens no RS, com Leonir Terezinha Uhde (UNIJUÍ), Jordana Schiavo (UNIJUÍ) e Gustavo Trentin (EMBRAPA Pecuária Sul);

Estação do GT Qualidade do leite e Sanidade animal

Temática 3:Nutrição X Reprodução, com Denize da Rosa Fraga (UNIJUÍ) e Guilherme (EMATER)

 Temática 4:Principais zoonoses em rebanhos leiteiros, com Luciana Viero e Cristiane Beck;

Estação do GT Fora da potreira

Temática 5:Cadeia Produtiva do leite e seu potencial de impacto no desenvolvimento da região noroeste Rio-Grandense, com Dilson Trennepohl (UNIJUÍ);

Estação do GT Ambiental

Temática 6: Aspectos ambientais (micrometeorológicos) dos sistemas silvopastoris, com Osório Antonio Lucchese (UNIJUÍ);

Temática 7: O manejo da aveia e trigo na qualidade de biomassa e grãos, com José Antônio Gonzales da Silva e bolsistas;

Pesquisas

O Departamento de Estudos Agrários (DEAg) e o Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), com apoio da Rede Leite – Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira na região noroeste do Rio Grande do Sul, EMATER e EMBRAPA vêm atuando, através dos dias de campo realizados, na discussão de alternativas viáveis economicamente e mais preservacionistas, do ponto de vista biológico e ambiental voltados aos Sistemas de produção de leite.

A Rede Leite é um Programa de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. O objetivo principal é contribuir para o fortalecimento e a viabilidade da agricultura familiar, a partir da geração de conhecimento em um processo de integração entre pesquisadores, extensionistas e agricultores.

Atualmente, nove instituições de pesquisa, ensino, extensão e cooperativas integram a Rede Leite, envolvendo diretamente 68 famílias de agricultores, cerca de 40 pesquisadores, 130 extensionistas e 20 estudantes. Através da rede, busca-se atingir todo o segmento de produtores rurais que trabalham com a atividade leiteira.

Informações

Unijuí