Leite: produtores de Tenente Portela assinam contrato com Feaper


Um dos 20 contratos de financiamento beneficia UO da Rede Leite.


Propriedade da Família Fuck é uma das beneficiadas.

Nesta sexta-feira (12/09), em Tenente Portela, agricultores familiares assinarão contrato de financiamento com o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). O ato de assinatura será às 13h30min, no Centro Cultural do município.

 No total, serão assinados 20 contratos, totalizando investimento público de R$ 104 mil na implantação de pastagem perene e inseminação artificial do rebanho leiteiro. O alcance dos recursos, no entanto, deverá abranger um número maior de famílias. Segundo a Emater/RS-Ascar, instituição que elaborou os projetos, pelo menos 120 famílias sentirão o impacto dos recursos do Feaper, tendo em vista que os investimentos em inseminação serão compartilhados por associações e cooperativas de Tenente Portela.

 Nos projetos financiados pelo Feaper, o pequeno agricultor devolve os recursos investidos em cinco anos, com subsídio de 80% em cada parcela paga em dia.

 A iniciativa, segundo o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, José Rubens Hermann dos Santos, deverá qualificar a produção de leite, atividade que gera renda para aproximadamente 500 famílias do meio rural do município.

 Na foto: propriedade da família Fuck, uma das Unidades da Observação (UO) da Rede Leite é uma das beneficiadas pelo Feaper.

 Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti