Mais de 300 agricultores comparecem ao dia de campo em Chiapetta


Trigo de duplo-propósito foi destaque numa das estações.


Reassentamento Nova Conquista é referência na produção de leite no Corede Celeiro.

Realizado na quinta-feira (14/08), em Chiapetta, o dia de campo sobre produção de leite e diversidade na Agricultura Familiar reuniu 338 pessoas no Reassentamento Nova Conquista. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Governo do Estado, Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares do Reassentamento Nova Conquista (Cooperarchi), Associação dos Reassentados de Chiapetta (Archi) e comunidade do reassentamento.

 Referência na produção e comercialização de leite no Corede Celeiro o Reassentamento Nova Conquista é a sede da única cooperativa de leite do município, a Cooperarchi. No posto de resfriamento da cooperativa, que se destaca por ter o selo do Sistema de Inspeção Federal (SIF), passam aproximadamente 27 mil litros de leite ao dia, recolhidos de 125 pequenas propriedades rurais.

 A organização que resultou na criação da cooperativa, há três anos, foi tema de uma das quatro estações do dia de campo. “É uma cooperativa que busca a transparência e a inovação”, disse o representante do Núcleo de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, João Vitor Burati. O Núcleo, com sede no escritório regional da Emater/RS-Ascar, em Ijuí, presta assessoria para 28 cooperativas do Noroeste gaúcho, entre elas, a Cooperarchi.

 Além de mostrar com mérito os valores do cooperativismo, o dia de campo fez emergir do reassentamento outros elementos que gravitam em torno da produção de leite, como a eficiência da gestão financeira, a racionalidade no manejo dos animais, do solo e das forrageiras, a preocupação com a formação de sucessores, a inovação e a diversificação da matriz produtiva.

 A singular engenharia arquitetada pela família Pinheiro para gerenciar os recursos do lote onde mora foi o tema da estação Gestão Rural e Sucessão Familiar. Os mediadores, engenheiro agrônomo Dhonathã Rigo e médico veterinário Oldemar Weiller, ambos da Emater/RS-Ascar, esclareceram por que a renda da família é confortável a ponto de manter no campo o casal, Lorena e Florêncio Pinheiro, além do filho, nora e dois netos. 

Com fama de serem os produtores que conseguem obter um litro de leite com o menor custo de produção (R$ 0,43), os Pinheiro mantêm o gado no pasto, dia e noite. O cardápio alimentar oferecido às 26 vacas inclui grama tifton consorciada com aveia e azevém, milheto, um pouco de ração e, muito raramente, silagem.

 Aparentemente, os Pinheiro demonstram estar mais interessados em manter o fluxo de caixa do que em ostentar tecnologia. No galpão, um trator da década de 60. Na pequena sala de ordenha, porém, conforto e tecnologia. “A sala de ordenha é simples, barata e funcional”, destacou Rigo.

 Na terceira estação do dia de campo foram relatados os benefícios do trigo de duplo-propósito, cultivar BRS Tarumã, desenvolvida pela Embrapa, no sistema intensivo de produção de leite a pasto da família Rovani. Foram mediadores dessa estação os professores do Instituto Federal Fronteira Sul – campus Cerro Largo (UFFS) e da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI),Gilmar Meinerz e André Pellegrini, respectivamente, e extensionista da Emater/RS-Ascar, Alex Samir Pess Berlezi

 Exemplo de como uma propriedade pode ser diversificada e produtiva foi mostrado na quarta e última estação do dia de campo pela família Thomzack, com mediação dos extensionistas da Emater/RS-Ascar, Neiva Steffen e Dejair Burtet.

 O público ficou surpreso com a quantidade de produtos, leite, vinho, hortaliças, cucas, bolachas, produzidos em 13,5 hectares pelo casal Valci e Frederico.  Troféus conquistados em concurso municipal do vinho também foram exibidos na casa dos Thomzack.   

A escassez de mão de obra – atualmente, as duas filhas do casal não moram na propriedade -, se apresenta como um complicador, porém não tão grande a ponto de inibir Valci de projetar a construção de uma agroindústria de panificados.

  

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti