Fórum de Intercooperação discute estratégia coletiva de acesso a mercados


Fórum reuniu cooperativas familiares em Chiapetta.


Posto de resfriamento da Cooperarchi tem SIF.

Maximizar a estrutura das cooperativas para minimizar os custos e ganhar com a venda em escala. Esse foi um dos assuntos discutidos na quarta-feira (23/07), em Chiapetta, durante o 2º Fórum de Intercooperação das Cooperativas. O fórum foi promovido pelo Núcleo de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Arranjo Produtivo Local - Agroindústria Familiar da Região Celeiro (APL) e Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).

Participaram do encontro, no reassentamento Nova Conquista, dirigentes de cooperativas que atuam na produção, resfriamento, transporte e venda de leite nos Coredes Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí. "O objetivo é avançar na resolução de problemas e uma das saídas é a intercooperação, a parceria entre as cooperativas", disse o coordenador estadual dos sete Núcleos de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Célio Colle.

A proposta de intercooperação, segundo a coordenadora do Núcleo de Cooperativismo de Ijuí, Silvana de Mattos, foi referendada em maio, durante a primeira edição do fórum.

Outro ponto discutido no encontro foi a necessidade de as cooperativas ofertarem outros produtos, além de leite, tendo em vista as oportunidades abertas pelo mercado institucional. "Cem por cento das cooperativas que estão aqui dependem da produção de leite, que é um segmento complexo e dominado por grandes indústrias. Temos de pensar em outra estratégia produtiva diversificada, aproveitando as oportunidades oferecidas pelo mercado institucional, que é seguro e rentável", sugeriu o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ari De David.

Estratégia cooperativa
No final do encontro, a proposta que deverá ter desdobramentos diz respeito a parceria entre a Cooperativa dos Reassentados de Chiapetta (Cooperarchi) e cooperativas de municípios vizinhos. O diálogo poderá resultar na utilização conjunta de caminhões e do posto de resfriamento da cooperativa de Chiapetta, que possui Sistema de Inspeção Federal (SIF). Receptivo a essa proposta, o presidente da Cooperarchi, Maximino Deparis, no entanto, se mostrou irredutível ao não abrir mão de uma condição para firmar parceria: a qualidade do leite dos prováveis parceiros tem de estar no mesmo patamar de qualidade obtida pelos 125 produtores da Cooperarchi.


Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti