Augusto Pestana sedia encontro da Rede Leite


Encontro foi na propriedade da família Wildner.


Família Wildner aumentou margem de lucro depois de ingressar na Rede Leite.

Augusto Pestana sediou nesta quarta-feira (11/06), Encontro da Rede Leite, evento que reuniu extensionistas da Emater/RS-Ascar e pequenos produtores de leite de onze municípios do Noroeste gaúcho. O local do encontro foi a propriedade da família Wildner, na localidade de Rincão dos Muller.

 O casal Márcia e Lucas Wildner e o primogênito, Mateus, de 12 anos, falaram sobre as mudanças ocorridas nos últimos 14 anos, desde o casamento, em 1996, até o ingresso na Rede Leite, há cinco anos, e a assistência técnica contínua recebida da Emater/RS-Ascar. Em uma década, os Wildner trocaram a matriz produtiva, deixaram de produzir fumo e soja para investir na produção de leite. Os 98 mil litros de leite produzidos quando ingressaram na Rede Leite multiplicaram-se ao longo do período. No ano passado, com sete vacas a mais, o plantel de 19 animais produziu 131 mil litros.  Atualmente, há 23 vacas produzindo leite na propriedade de 12 hectares da família Wildner.

 A margem líquida obtida com a venda do litro de leite, nos últimos quatro anos, pulou de R$ 0,27 para R$ 0,36. Está nos planos dos Wildner ampliar a margem de lucro, economizando na compra de ração.

 Gestão, rédea curta no controle das despesas

Na conta para saber a quantidade de dinheiro investido e poupado, Márcia e Lucas Wildner ganharam um aliado, um caderno de anotações, fornecido pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Erni Breitenbach. “Isso dá segurança para investir”, assegurou o agrônomo da Emater/RS-Ascar.

 Encontros

Em forma de rodízio, os Encontros da Rede Leite – Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS -, dão aos agricultores a oportunidade de visualizar e refletir sobre a produção de leite, comparando suas realidades com a realidade dos colegas de produção.  Por esse motivo, a Rede Leite não trabalha com o conceito de propriedade “modelo”, mas, sobretudo, com o conceito de propriedade “referência”.

 Participaram do encontro, em Augusto Pestana, o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Antônio Altíssimo, e a supervisora microrregional da Instituição, Auria Schröder.

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti