Bactéria descoberta pela Embrapa é testada no Noroeste


A Azospirillum brasiliense tem a capacidade de fixar nitrogênio.


Produtor Eliomar Lamberti e o filho dele, Junio.

A Azospirillum brasiliense, bactéria que tem a capacidade de fixar nitrogênio e desenvolver as plantas – descoberta pela Embrapa e apresentada como alternativa ao uso de fertilizantes nitrogenados -, teve seu desempenho testado e aprovado no Noroeste gaúcho. A iniciativa partiu da Assistência Técnica e Social prestada pela Emater/RS-Ascar, por meio da Chamada Pública Sustentabilidade, do Governo Federal.

Os testes com a Azospirillum brasiliense foram realizados em lavouras de milho de duas propriedades rurais do município de Jóia. A Emater/RS-Ascar acompanhou o processo. “Os resultados são satisfatórios, com aumento de produção de massa verde por hectare nos locais onde a bactéria foi inoculada. As plantas são visualmente mais bem estruturadas e com uma coloração verde escura, demonstrando plantas mais bem nutridas”, disse o técnico da Emater/RS-Ascar, Otávio Mendonça Poleto.

As sementes de milho com a bactéria foram plantadas em área vizinha à área que recebeu sementes sem o tratamento, para que fosse feita a comparação.

A inoculação de gramíneas, lembrou Poleto, é uma prática semelhante a da inoculação de leguminosas, como a soja, cuja prática é conhecida da maioria dos produtores.

As sementes de milho com Azospirillum brasiliense se desenvolveram em 2,8 hectares do casal Olinda e Erno Kogler e em 1,8 hectare do produtor Eliomar Lamberti. Os pequenos agricultores de Jóia utilizam a silagem feita de milho para alimentar bovinos de leite.

Para o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Dejair Burtet, a iniciativa dos pequenos agricultores reduz os riscos ecológicos, na medida em que eles diminuem o uso de fertilizantes químicos.

O processo

“O produto é líquido, então pulverizou-se 180 ml sobre as sementes”, disse Poleto. “Foram usados 80 ml a mais do que o recomendado pela Embrapa (100 ml) para um saco de 60 mil sementes”, explicou o técnico. É necessário misturar o produto para homogeneizar sua distribuição em todas as sementes. O plantio é feito normalmente.

Quando fazer

A inoculação deve ser feita no momento mais próximo possível do plantio, pois as bactérias são seres vivos, morrem se ficarem expostas por muito tempo ao ambiente. “Com a diminuição da população de bactérias, perde-se a eficiência”, alertou Otávio Poleto.

Chamada Pública da Sustentabilidade

A Chamada Pública da Sustentabilidade é executada no Rio Grande do Sul pela Emater/RS-Ascar. Os agricultores familiares beneficiados são estimulados a elaborar e executar projetos produtivos com ênfase na preservação ambiental. Até 2016, essa política pública terá beneficiado 20.600 famílias gaúchas.

Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti