Embrapa Pecuária Sul recebe estudantes da Universidade de Passo Fundo


Visita envolve alunos dos cursos de Agronomia e Veterinária da UPF.


Alunos da universidade de Passo Fundo durante visita na unidade da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé.

Estudantes da Universidade de Passo Fundo conheceram alguns dos projetos desenvolvidos na unidade da Embrapa Pecuária Sul. Na quinta-feira, dia 15 de maio, o grupo formado por 90 alunos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária participaram de atividades em três áreas do centro de pesquisa. Na parte da tarde, o grupo se dirigiu a uma propriedade rural no município de Aceguá.

  A pesquisadora Cristina Genro apresentou para os estudantes pesquisas que estão em desenvolvimento em relação ao manejo do campo nativo. Genro relatou o trabalho que está avaliando o desempenho de gado em campo nativo com três tipos de manejo. No primeiro deles, é feito apenas um ajuste da carga animal em relação à oferta de pasto do campo. No segundo, o campo recebe adubação e no terceiro, além da adubação, também são introduzidas outras espécies de forrageiras. “Em todos os sistemas é possível termos um bom ganho de peso, desde que o campo seja bem manejado”, disse a pesquisadora.

 Os estudantes também conheceram os trabalhos realizados em relação à ovinocultura. O pesquisador João Carlos de Oliveira apresentou as linhas de pesquisa que tem como objetivo melhorar a produção de ovinos na região, como questões relacionadas à sanidade, especialmente no controle de verminoses. Oliveira também ressaltou os trabalhos voltados para a reprodução, assim como o aumento da produtividade por meio da introdução de genes que aumentam a prolificidade, como o Booroola. Outra questão abordada pelo pesquisador foi o manejo de campo nativo para a criação de ovinos. Por fim, o grupo foi recebido pelo pesquisador Gustavo Martins que falou sobre as pesquisas para a produção e qualidade de sementes de espécies forrageiras. Segundo o pesquisador, um dos problemas enfrentados pelo pecuarista hoje é a falta de sementes de qualidade e certificadas no mercado. Por isso a Embrapa tem dispensado esforços para a transferência de tecnologias ao produtor que garantam uma maior oferta de sementes de forrageiras de qualidade.

 Informações

Embrapa Pecuária Sul
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
jornalista Fernando Goss 
jornalista Manuela Bergamim