Rede Leite é lançada oficialmente no RS


Representantes de nove instituições de ensino, pesquisa e extensão rural, além de cooperativas de produtores rurais, participaram, na manhã do dia 21 de maio de 2010, em Ijuí, da cerimônia de lançamento da Rede Leite.


Pesquisador da Embrapa, Gustavo Martins, na cerimônia de lançamento da Rede Leite

Representantes de nove instituições de ensino, pesquisa e extensão rural, além de cooperativas de produtores rurais, participaram, na manhã do dia 21 de maio de 2010, em Ijuí, da cerimônia de lançamento do Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento com Sistemas de Produção de Leite no Noroeste do RS (Rede Leite).

 O programa, conforme explicou o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins, já vem sendo desenvolvido desde 2008 em 49 municípios das Regiões Noroeste Colonial e Alto Jacuí, onde moram aproximadamente 18 mil produtores de leite, contudo ainda não havia sido lançado oficialmente no RS. “Esta é mais uma parceria para fortalecer o setor leiteiro na região de Ijuí, responsável por 17% da produção estadual”, disse a presidente da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo. “Não temos dúvida sobre o sucesso da Rede Leite, programa que potencializa uma das vocações econômicas da nossa comunidade”, disse o vice-reitor de administração da Unijuí, Martinho Kelm. “A pesquisa está ao lado do produtor, através de grandes investimentos não apenas em forrageiras, mas na qualidade genética e na gestão da propriedade”, completou o chefe geral da Embrapa Pecuária Sul, Roberto Collares.

 Além deles, também estavam presentes, o diretor-presidente da Fepagro, Benami Bacaltchuk, o diretor de pesquisa do Instituto Federal Farroupilha, Otoniel Ferreira, a reitora da Unicruz, Elizabeth Dorneles, o assessor da Coperfamiliar, Jesson Marchesan, o presidente da Associação Gaúcha de Empreendimentos Lácteos (Agel), Gentil Minuzze, e o gerente da Emater/RS-Ascar regional de Ijuí, Romeu Rohde. “O Rede Leite não trabalha apenas com a pesquisa, mas, sobretudo, com o desenvolvimento social”, disse Rohde.

 Ao final do encontro, as instituições formalizaram a intenção de fortalecer a Rede Leite, assinando a Carta de Intenções. “Os produtores são os grandes pesquisadores de tecnologia e informação”, resumiu o vice-prefeito de Ijuí, Ubirajara Teixeira.

 O evento fez parte da programação da 1aFeira Nacional de Produtos Lácteos (Fenilact), da 3aFeira da Agroindústria Colonial (Fecolônia) e da 3aFeira de Negócios da Indústria de Ijuí (Fenii), que se realizaram de 20 a 23 de maio no Parque Wanderley Burmann.

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti

(55) 3333 8040

www.emater.tche.br