Forrageiras de inverno da Embrapa são testadas em propriedade da Rede Leite


Plantio ocorreu na UO da família Schreider


Plantio ocorreu na UO da família Schreider

Cultivares forrageiras de inverno, desenvolvidas pela Embrapa Trigo, foram plantadas na tarde desta terça-feira (15/4), no distrito de Itaí, interior de Ijuí. O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Igor De Bearzi, orientou o trabalho, realizado pelo casal de proprietários, Ivani e Valdir Schreider, e a filha deles,  Adriane.

 No município de Ijuí, a propriedade dos Schreider é uma das quatro Unidades de Observação (UO) da Rede Leite – Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS. No total, existem 67Unidades de Observação na região Noroeste. “Esta experiência vai ser muito boa não apenas para a família, mas para outros agricultores e técnicos que poderão visitar o local e ver, na prática, o rendimento destas cultivares”, projetou De Bearzi. “Também queremos analisar a quantidade de massa verde produzida por cada forrageira e como as vacas irão fazer o pastoreio”, completou o agrônomo da Emater/RS-Ascar.

Com exceção da aveia, os agricultores nunca haviam cultivado as sementes doadas à Rede Leite pela Embrapa Trigo. São sementes de trigo de duplo-propósito ou tardio-precoce (BRS Tarumã e BRS Umbu)
, centeio BRS Serrano – tido como excelente opção de pastejo e cobertura de solo, em sistema de rotação de culturas de inverno -, centeio BRS Progresso e azevém BRS Ponteio.

Atualmente, segundo Adriane, o plantel de 19 vacas dos Schreiderse alimenta de silagem e ração. No ano passado, a família plantou a grama tifton, gramínea perene de verão.

Rede Leite

Integram formalmente a Rede Leite, a Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Clima Temperado, Emater/RS-Ascar, Unijuí, Unicruz, UFSM, Instituto Federal Farroupilha- campus Santo Augusto, Fepagro, Cooperfamiliar e Agel.

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti