Cooperativa de Chiapetta busca apoio da Rede Leite na implantação de posto de resfriamento


Encontro resultou em agenda de compromissos.


Reunião ocorreu no Pólo Oleoquímico da Unijuí em Três Passos.

A Cooperativa dos Reassentados de Chiapetta (Cooperarchi), adota cautela na implantação do seu primeiro posto de resfriamento de leite. Antes de colocar o posto em funcionamento, na sede da cooperativa, localizada no Reassentamento Nova Conquista, o presidente, Maximino Deparis, e o vice-presidente da Cooperarchi, Remi Fortuna, reuniram-se, na terça-feira (8/4), em Três Passos, com integrantes da Rede Leite – Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS.

Participaram do encontro, realizado no Pólo Oleoquímico da Unijuí, os pesquisadores da Embrapa, Gustavo Martins da Silva e Alberi Noronha, extensionistas da Emater/RS-Ascar, Neiva Steffen, Janávio dos Santos Ferreira e Valdir Machado Soares, engenheiro agrônomo do Núcleo de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, João Vitor Buratti, coordenador executivo do Arranjo Produtivo Celeiro, Carlos Deniz de Lima, e presidente da Associação Gaúcha dos Empreendedores Lácteos (Agel), Valmor Machado Soares.

A reunião, segundo o pesquisador Gustavo Martins da Silva, foi “muito proveitosa” e resultou numa agenda de compromissos, que inclui a visita de sócios da Cooperarchi ao laboratório de Análise de Leite da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, e maior inserção da cooperativa de Chiapetta na Rede Leite. “Foi um passo importante para fortalecer a organização social dos agricultore na Rede Leite”, disse Silva.

Fazem parte da Rede Leite, a Emater/RS-Ascar, Embrapa, Unijuí, Unicruz, UFSM, Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Augusto, Fepagro, Cooperfamiliar e Agel.

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti