Pesquisa da Embrapa com forrageiras de inverno beneficia Rede Leite


Sementes serão plantadas em UOs da Rede Leite


Gustavo Martins e Oldemar Weiller com sementes fornecidas pela Embrapa Trigo.

Cultivares forrageiras de inverno desenvolvidas pela Embrapa serão testadas em pequenas propriedades rurais do Noroeste gaúcho. O cultivo será feito por agricultores familiares da Rede Leite – Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS.

Segundo o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins da Silva, as sementes foram doadas à Rede Leite pela Embrapa Trigo. São sementes de trigo de duplo-propósito ou tardio-precoce (BRS Tarumã e BRS Umbu), centeio BRS Serrano – tido como excelente opção de pastejo e cobertura de solo, em sistema de rotação de culturas de inverno -, centeio BRS Progresso, aveias BRS Centauro e BRS Madrugada (lançada no ano passado, durante a Expointer, visa à produção de forragem e matéria seca de planta), além de azevém BRS Ponteio.

Técnicos da Emater/RS-Ascar irão acompanhar o plantio em duas propriedades, nos municípios de Ijuí e Três Passos. “Depois que chover, os agricultores irão plantar”, detalhou o médico veterinário da Emater/RS-Ascar, Oldemar Weiller.

 Rede Leite

Integram formalmente a Rede Leite, a Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Clima Temperado, Emater/RS-Ascar, Unijuí, Unicruz, UFSM, Instituto Federal Farroupilha- campus Santo Augusto, Fepagro, Cooperfamiliar e Agel.

 Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti