Chamada pública do leite começa a ser executada pela Emater/RS-Ascar no Noroeste


Contrato com MDA irá beneficiar mil famílias


Fazem parte do grupo extensionistas de 24 municípios.

Extensionistas da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí deram início, no mês de março, à execução de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para desenvolvimento da bacia leiteira nos Coredes Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí. Os serviços de ATER foram contratados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio de chamada pública, para serem desenvolvidos com mil famílias da região, no prazo de três anos. “Deveremos dar prioridade aos agricultores que correm o risco de abandonar a atividade”, explicou o médico veterinário da Emater/RS-Ascar e coordenador da chamada pública na região, Oldemar Weiller.

 Conforme o MDA, 89% da produção gaúcha de leite têm origem na Agricultura Familiar. No Brasil, quinto maior produtor mundial de leite, os pequenos agricultores respondem por 58% dos 30.7 bilhões de litros produzidos anualmente. No entanto, o cenário brasileiro atual aponta para a baixa produção, deficiência nas instalações, grandes diferenças no preço, problemas sanitários, perda da fertilidade do solo, baixa renda e idade avançada das famílias envolvidas com a produção de leite.

 Resultados esperados

Os extensionistas da Emater/RS-Ascar, segundo Weiller, têm por meta motivar a ampliação da produção de leite e da renda do agricultor familiar, melhorar a qualidade do leite, sugerir o uso de ferramentas de gestão, como planilhas, estimular a participação das mulheres e jovens e oferecer informações sobre políticas públicas.

 Pelas razões enumeradas por Weiller, é fácil perceber que o trabalho não irá se restringir à produção de leite. O grupo de extensionistas é orientado a estimular nos pequenos produtores uma visão mais ampla, que contemple todo o sistema produtivo do leite, do qual fazem parte as pessoas, a natureza e a eficiência, tanto na produção como na comercialização. 

 Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti