Pesquisadores da Embrapa participam de eventos técnicos em conjunto com a Emater/RS


Eventos reforçam parceria entre as duas entidades


Em Aceguá, dia de campo sobre Irrigação em bovinocultura de leite

Pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul participaram nesta semana de dois eventos técnicos com a Emater/Ascar, reforçando a parceria entre as duas entidades. No dia 18 foi realizada uma oficina teórica e prática com o tema “Manejo e controle de carrapatos”, no município de Santana do Livramento. Já no dia 19, a Emater promoveu um Dia de campo sobre Irrigação em bovinocultura de leite, em Aceguá.

 No evento sobre manejo e controle de carrapato, os pesquisadores Claudia Gulias Gomes e Alessandro Minho contribuíram repassando informações técnicas para um público formado por pecuaristas familiares e técnicos dos municípios de Manoel Viana, Rosário do Sul e Santana do Livramento. Pela manhã, Cláudia Gulias Gomes, apresentou a palestra “Controle do carrapato bovino: manejo da resistência e prevenção da ocorrência de resíduos químicos”, onde falou sobre os desafios e, também, deu orientações técnicas para melhorar o manejo e controle do carrapato.

 Uma das atividades na parte da tarde foi a identificação visual das fases do crescimento dos carrapatos, diferenciação entre machos e fêmeas e visualização dos microrganismos responsáveis pela transmissão da Tristeza Parasitária Bovina. Além disso, foram dadas orientações para coleta dos carrapatos destinada ao exame biocarrapaticidograma, que tem como objetivo identificar a resistência de populações de carrapatos específicas aos carrapaticidas e é realizado na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé. Na oportunidade, o pesquisador Alessandro Pelegrini Minho, especialista em endoparasitas, que acompanhou a oficina colocou-se à disposição para dar continuidade ao trabalho, focando, em outra oportunidade, a questão da verminose.

 Já no Dia de Campo sobre Irrigação em bovinocultura de leite, realizada na propriedade do casal Harold e Ivone Rempel, em Aceguá, a Chefe-adjunta de Transferência de Tecnologia, Estefanía Damboriarena representou a unidade na abertura do evento. Os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul, Márcia Cristina Silveira e Gustavo Trentin foram os responsáveis pela estação quatro, que tratou do manejo de pastejo e irrigação do Capim Sudão BRS Estribo. Márcia explicou que esta forrageira apresenta alta produção e que o manejo é mais flexível.

 Informações

Embrapa Pecuária Sul
Núcleo de Comunicação Organizacional
Jornalista  Fernando Goss