Rede Leite debate novos projetos em sua primeira reunião extraordinária do ano


Projetos fazem parte do Arranjo Leite Sul


Se aprovados, projetos da Embrapa começarão a ser executados este.

Reunião ocorrida na quarta-feira (19/3), no campus da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (Unijuí), analisou a proximidade entre o trabalho realizado pela Rede Leite e dois novos projetos da Embrapa, o Protambo e o Estudo Epidemiológico, fatores de risco e previdência dos principais doenças da reprodução em bovinos leiteiros em diferentes regiões do RS. “Esses dois projetos fazem parte do Arranjo Leite Sul”, explicou a médica veterinária da Embrapa Clima Temperado, Maira Balbinotti Zanela. No total, há 29 projetos no Arranjo Leite Sul da Embrapa, muitos deles em andamento nas áreas de forrageiras, irrigação, sanidade animal, entre outras.

 Um terceiro projeto do Arranjo Leite Sul, o MP6 da Embrapa Pecuária Sul, também foi analisado durante o encontro. Ao contrário dos demais, o MP6 foi pensado para ser desenvolvido no âmbito da Rede Leite, sob a liderança do pesquisador Gustavo Martins da Silva.

 Se aprovados pela Embrapa sede, em Brasília, os projetos serão implementados este ano, em pequenas propriedades rurais de diferentes regiões do Estado.

 Emenda parlamentar 

Outro tema debatido na reunião foi a possibilidade de obtenção de recursos para a Rede Leite por meio de Emenda Parlamentar. O grupo elaborou uma justificativa, que será encaminhada em nome da Embrapa ao deputado federal Elvino Bohn Gass.  

 Rede Leite

 O Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira na Região Noroeste do RS (Rede Leite), começou a ser implementado no Noroeste gaúcho a partir de 2004. Atualmente, nove instituições formalizaram adesão a Rede Leite, Embrapa, Emater/RS-Ascar, Unijuí, Unicruz, UFSM, Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto, Cooperfamiliar, Fepagro e Associação Gaúcha de Empreendimentos Lácteos (Agel).

 Informações

 Assessoria de Imprensa da Emater/RS-AScar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti

Fone: (55) 3333 8040