1º Curso de Produção Orgânica de Leite é promovido pela Emater e Embrapa


Objetivo é estimular sistemas de produção de leite de base ecológica.


Curso se realiza no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim.

O 1º Curso de Produção Orgânica de Leite, que teve início nesta segunda-feira (16/12) e prossegue até quarta-feira (18/12), no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim, reúne participantes de todas as regiões do Estado. A atividade, promovida pela a Emater/RS-Ascar e Embrapa, tem por objetivo é contribuir para o aprendizado técnico em sistemas de produção de leite de base ecológica, permitir que os técnicos tenham uma visão conjunta dos princípios, métodos e principais práticas utilizadas em sistemas de produção de base ecológica, entre outros.

O curso integra as ações do Projeto de Transferência de Tecnologias para apoiar as redes de ATER (Assistência Técnica Extensão Rural) que atuam na produção, processamento e comercialização de carne, leite e ovos na agricultura familiar de base ecológica. No primeiro dia do curso, foram abordados os temas Agroecologia e produção orgânica de leite; transição agroecológica – marco referencial; normas técnicas para a produção orgânica – Instrução Normativa 46, pelo doutor em Zootecnia, Paulo Guimarães Soares.

O doutor em Solos-Fertilidade e Nutrição das Plantas da Embrapa Trigo, José Pereira da Silva Junior, ministrou o módulo sobre manejo da microbiologia do solo. “O leite orgânico comercial pode ser produzido por vacas, búfalos, cabras, ovelhas, tanto para consumo in natura como industrializado. A alimentação dos animais deve ser à base de forragem, com suplementação em épocas de escassez”, observou o pesquisador João Paulo Guimarães Soares. Ele também apresentou um panorama da produção de leite nos sistemas orgânico e convencional no Brasil. Na sequência, o doutor em Ciência do Solo, da Embrapa Suínos e Aves, Juliano Corulli Correa, falou sobre o manejo e fertilidade do solo.

No segundo do dia do curso, serão tratados a implantação de pastagens consorciadas de inverno e verão, manejo das pastagens, aspectos socioeconômicos e técnicos, viabilidade dos sistemas orgânicos de produção de leite e integração animal em sistemas de produção orgânica, métodos de controle sanitário de ecto e endo parasitas em sistemas orgânico de bovinos de leite. O agrônomo da Emater/RS-Ascar Vilmar Fruscalso vai falar sobre implantação do sistema silvipastoril em uma unidade de produção familiar. Também serão abordados os temas controle da mastite em sistemas orgânicos de produção de leite, entre outros temas que envolvem manejo de rebanho.

A qualidade do leite agroecológico, alimentação e raças adaptadas para produção orgânica e seleção de animais na unidade de produção, além de relato de experiência, encerram a programação do curso na quarta-feira (18/12).

Abertura 

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Valmir Dartora, e os pesquisadores Valdir Silveira de Avila, da Embrapa Suínos e Aves, e João Paulo Guimarães Soares, da Embrapa Cerrado, deram as boas-vindas aos participantes e ressaltaram a importância do projeto. A parceria envolve a Emater/RS-Ascar e a Embrapa, através das unidades Cerrados, Suínos e Aves, Trigo e Gado de Leite.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Erechim
Jornalista Terezinha Mariza Vilk
tvilk@emater.tche.br
(54) 3321-5599