Derrubadas: Leite Gaúcho mostra eficiência de produtores da Rede Leite em dia de campo


Evento foi realizado em Unidades de Observação da Rede Leite


Capim pioneiro, sombra e água na UO da família Tamioso, em Derrubadas.

Com 13 milhões de litros de leite produzidos em 2012 – mais que o dobro do que produzia há cinco anos -, Derrubadas na região Noroeste mostrou, na quarta-feira (4/12), durante dia de campo, a eficiência de pequenos produtores na gestão do sistema produtivo de leite - envolve conceitos relacionados a solo, pasto, animais e economia. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar com recursos do Programa Leite Gaúcho, do Governo do Estado, que viabiliza no município assistência técnica para 211 famílias. O gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Antônio Altíssimo, participou do encontro que reuniu lideranças políticas locais, produtores de leite e extensionistas de nove municípios.  

 Nas seis estações do dia de campo, foram reforçados temas considerados prioritários para o Leite Gaúcho: conforto e atenção na criação das terneiras, futuras vacas de leite, piquetes com muito pasto, água e sombra de eucalipto e leucena e planejamento para reduzir o trabalho e aumentar a renda. “Que bom quando o animal tem conforto e tudo isso é barato”, ponderou o médico veterinário da Emater/RS-Ascar, Oldemar Weiller.

 Na propriedade de 11,4 hectares do casal Ivone e João Tamioso, da Rede Leite, os visitantes ficaram impressionados com a margem líquida de lucro obtida com a produção de leite no último ano, 65,0%. Com pouca ração – média de 2,5 kg por vaca ao dia -, e um cardápio diversificado que inclui capim pioneiro, ervilhaca, aveia, azevém, nabo forrageiro e grama tifton, a produtividade média de leite do plantel de 10 vacas é de 17 litros/vaca/dia. “São 8.557 litros de leite produzidos em um hectare”, detalhou o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Daniel Anklan.

 O cooperativismo foi outro ponto destacado no dia de campo em Derrubadas. Desde 2008, funciona no município a Cooperativa Mista Yucumã (Cooperyucumã), que reúne 432 associados de quatro municípios. “É uma cooperativa transparente e sólida, com os pés no chão, sem dívidas”, disse o engenheiro agrônomo João Vitor Buratti, do Núcleo de Cooperativismo de Ijuí, um dos sete núcleos criados pelo Governo do Estado para assessorar as cooperativas familiares. “Fizemos uma pesquisa e 86,32% dos associados estão satisfeitos com a Cooperyucumã”, completou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Fábio Eickhoff.

 O coordenador regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Adelmo Colbek, também participou do dia de campo e mencionou outras políticas públicas, além do Leite Gaúcho, de incentivo à produção familiar, como o programa Irrigando a Agricultura Familiar, a regionalização do abastecimento e investimento público na assistência técnica prestada pela Emater/RS-Ascar.

 Por sua vez, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marcos Steinke, destacou o Programa de Apoio à Bovinocultura Leiteira e o Bônus Leite 1, que estimulam e viabilizam o melhoramento genético, por meio da inseminação e cuidados na criação da terneira.

 

Informações

Assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti