Leite Gaúcho promove dia de campo em Chiapetta e Derrubadas


998 famílias serão beneficiadas pelo Leite Gaúcho este ano na região


Criação da terneira é um dos temas abordados pelo Leite Gaúcho

O Programa Leite Gaúcho, do Governo do Estado, promove dias de campo, nesta terça-feira (3/12), em Chiapetta, e na quarta-feira, em Derrubadas.  A ação é coordenada pela Emater/RS-Ascar, executora do programa no Estado, e tem o objetivo de aumentar a quantidade e qualidade do leite produzido nas pequenas propriedades rurais. A região Noroeste, onde estão localizados os dois municípios, concentra a maior bacia leiteira do Estado, aproximadamente 60% da produção estadual. 

Segundo a Emater/RS-Ascar, 998 famílias serão beneficiadas pelo Leite Gaúcho este ano na região administrativa de Ijuí, que compreende 46 municípios dos Coredes Noroeste Colonial, Celeiro e Alto Jacuí.

Programação
O dia de campo em Chiapetta terá início às 9h45min, na comunidade Nova Conquista.  Nas quatro estações do evento serão abordados temas ligados à comercialização coletiva de leite, criação da terneira, gestão, sucessão rural, solo, irrigação, manejo de pastagens e propriedade diversificada, com leite e frutas. O dia de campo também irá abordar políticas públicas para a agricultura familiar. O encerramento está previsto para às 15h30min.

Em Chiapetta, 115 famílias, de um total de 150, recebem assistência técnica e social da Emater/RS-Ascar por meio do Leite Gaúcho. Mensalmente, o município produz 1,4 milhão de litros de leite. 

Em Derrubadas, o dia de campo a ser realizado na quarta-feira, terá início às 9h45min, em frente à Cooperativa Cooperyucumã, no centro da cidade, onde serão abordados temas ligados à cooperativa de produtores de leite. Em seguida, os produtores seguem para a propriedade de João Tamiozzo. No local, serão realizadas cinco estações: acompanhamento de custos e dados de produção - planejamento forrageiro, bem-estar animal; formação do rebanho leiteiro - seleção genética, criação da terneira; social  - relato da família Preus, sua história e estratégias de organização do trabalho e renda e o espaço do jovem na propriedade da família; políticas públicas, com participação de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, prefeitura de Derrubadas e Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), do Governo do Estado; manejo - solos, pastagem (capim pioneiro), água, ambiente e bem-estar animal.

O encerramento do dia de campo em Derrubadas está previsto para às 15h30min.

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti