Rede Leite será apresentada na Reunião Técnica do Leite 2013


Experiência estará no painel Ação para Inovação na Atividade Leiteira


Pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Gustavo Martins da Silva vai apresentar Rede Leite.

O pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins da Silva, vai apresentar o Programa Rede Leite, durante Reunião Técnica do Leite 2013, que será realizada entre os dias 20 e 21 de novembro, em Pelotas (RS). Voltada para técnicos e especialistas, a reunião é promovida pela Embrapa Clima Temperado, em conjunto com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado do Rio Grande do Sul e as cooperativas Cosulati e Santa Clara. A temática da edição deste ano será Pesquisa e Inovação para Região Sul do Brasil.

 No painel sobre Ação para Inovação na Atividade Leiteira, que acontece dia 21, Gustavo Martins vai apresentar as experiências de quase dez anos do Programa Rede Leite, que é desenvolvido junto a agricultores familiares da região Noroeste do estado. Segundo o pesquisador, a Rede Leite vem obtendo resultados significativos ao adotar uma metodologia inovadora, juntando num mesmo programa a pesquisa e desenvolvimento. Ou seja, o programa é realizado a partir da união de esforços de entidades de pesquisa, de extensão rural e de ensino, buscando um mesmo objetivo, que é o crescimento da bacia leiteira daquela região e da renda dos agricultores. “Hoje acompanhamos de perto 60 propriedades, onde são realizadas diferentes pesquisas e ações de transferência de tecnologia, mas os resultados são disseminados para os produtores de toda a região”, ressalta Martins.

 A programação conta com quatro painéis. O primeiro vai tratar da produção de forrageiras, o segundo, das questões de nutrição do gado leiteiro, o terceiro, sobre os condicionantes para obtenção de qualidade do produto, destacando as ações de combate às fraudes, e por último, os projetos diferenciados em produção de leite como inovação tecnológica e produtiva. Além das instituições promotoras, estão envolvidas no evento a SulPasto, a Fundação ABC, Piá e Emater/RS-Ascar.

 Informações 

Embrapa Pecuária Sul
Jornalista Fernando Goss
Jornalista Manuela Bergamim

Fone: (53) 3240 4660