Planejamento, a roda que faz a propriedade rural andar é tema de fórum do leite


Embora ocorram imprevistos, planejamento é fundamental


Ivar Kreutz da Emater/RS-Ascar fala sobre planejamento e gestão.

Um dos dez minicursos oferecidos nesta terça-feira (22/10), durante o 16º Fórum da Produção Pecuária-leite, no campus da Universidade de Cruz Alta, abordou o tema Planejamento e gestão da produção. Para enfatizar a importância do assunto para o sucesso da atividade leiteira, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ivar José Kreutz, comparou o planejamento a uma das quatro rodas da carroça que faz a propriedade rural andar. “Quem produz leite enfrenta uma série de imprevistos e surpresas, mesmo assim, deve considerar se o tamanho da área é compatível com o número de animais”, exemplificou Kreutz.

 O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, enumerou uma série de fatores, que seriam os aros da roda da carroça, como genética, financeiro, sanidade, manejo, recursos humanos, nutrição, sol, água, relevo e bem-estar animal. 

O tema da gestão da produção de leite volta a ser discutido no fórum nesta quarta-feira, durante os fóruns temáticos sobre a Rede Leite. Pesquisadores e extensionistas da Emater/RS-Ascar irão apresentar trabalhos realizados no âmbito da Rede sobre saúde da família, produção de leite a pasto, qualidade do leite e gestão da atividade leiteira.

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti