Unicruz e Cuba firmam convênio por intermédio da Emater/RS-Ascar


Aproximação com cubanos teve início em abril


A assessora de Assuntos Internacionais Rosane Felix também participou do encontro.

A reitora da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Elizabeth Dorneles, assinou acordo de cooperação com o Centro de Pesquisa para Melhoramento Animal da Pecuária Tropical, de Cuba. O documento, assinado no dia 11 de setembro, foi entregue pelo gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Antônio Altíssimo. A assessora de Assuntos Internacionais da Unicruz, professora Rosane Felix, também participou do encontro.

No começo de setembro, Altíssimo esteve em Cuba como integrante de uma comitiva gaúcha que foi àquele país com objetivo de intensificar relações de cooperação, com ênfase nos segmentos da fruticultura, arroz e leite. Enquanto esteve no país caribenho, Altíssimo intermediou a parceria entre o Centro cubano de pesquisa e a Universidade de Cruz Alta. “O convênio foi a concretização de um trabalho que iniciou com a visita de pesquisadores cubanos à Unicruz, em abril deste ano. Embora Cuba possua problemas climáticos e com escassez de água potável, eles adotaram um padrão de desenvolvimento e temos muito a contribuir”, enfatizou a reitora.

Há uma década, a Unicruz e a Emater/RS-Ascar mantêm relações institucionais, celebradas por meio da Rede Leite. Também fazem parte da Rede, Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Clima Temperado, Unijuí, Fepagro, Cooperfamiliar, UFSM, Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Augusto e Agel.


Assessoria de Imprensa da Unicruz
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar