GT Econômico propõe “banco de idéias” para fomentar projetos


Objetivo é transformar ideias em projetos


GT Econômico propõem banco de ideias para estimular produtores a usar ferramentas de gestão.

O Grupo Econômico, um dos sete Grupos Temáticos da Rede Leite, está propondo a criação de um banco de ideias. O objetivo é transformar essas ideias em projetos. O assunto foi discutido em Cruz Alta, no dia 12 de junho, entre os representantes do GT: administradora de empresas, Silvana Matos, professora da Unicruz, Claudia Mera, extensionistas da Emater/RS-Ascar, Oldemar Weiller, Júlio Paris, João Marino Moccellin e NeuriTurra, professora da Unijuí, Angélica Oliveira, e pesquisador da Embrapa, Vinícius Lampert. 

Para o banco de ideias, foram apontados, preliminarmente no encontro, alguns eixos, que poderão servir de orientação ao esforço intelectual dos pequenos agricultores, extensionistas rurais e pesquisadores que integram a Rede Leite.  Os tópicos discutidos em Cruz Alta foram os seguintes:

- análise de sistemas leiteiros de recria alternativos;

- análise comparativa de dados da Planilha de Sistematização de Produção(PSP);

- manual prático com formulários de coleta e registro de informações: livro de registro de anotações diárias (caderneta de anotações); PSP anual, PSP mensal (adaptada e ampliada);

- análise comparativa entre sistemas a pasto e sistemas alternativos mais intensivos - dados obtidos nas Unidades de Observação da Rede Leite (UOs).

Esses tópicos foram sugeridos com vistas à fomentar ideiais que venham a estimular os pequenos produtores de leite a utilizar ferramentas de gestão, fazendo uso de indicadores personalizados às suas necessidades, bem como, estimular os pesquisadores na busca incessante de indicadores cada vez mais eficazes. Segundo relatos dos extensionistas da Emater/RS-Ascar, os produtores rurais não têm o hábito de tomar nota do que fazem na atividade leiteira.  

Outro tema do encontro, o livro da Rede Leite que será lançado no segundo semestre de 2013 terá um capítulo dedicado ao GT Econômico. Esse grupo temático irá contar sua história, dificuldades e êxitos, bem como projetar ações futuras. Todos os componentes do GT Econômico contribuirão com a redação para o livro.

O próximo encontro do GT Econômico foi marcado para o mês de agosto. A pauta dará ênfase à planilha PSP.

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti

Fone: (55) 3333 8040