Família Hammes recebe Rede Leite no Dia Mundial do Meio Ambiente


Os Hammes mostraram isolamento feito na margem do riacho Lajeado Biriva


Encontro enfatizou importância dos quatro elementos vitais da natureza: vegetal, solo, ar e água

O casal de pequenos agricultores, Oraide e Sadi Hammes, de Bom Progresso, recebeu, no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, uma comitiva de agricultores e extensionistas da Emater/RS-Ascar de sete municípios da Região Noroeste do Estado: Bom Progresso, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul e Três Passos.  O encontro, realizado em Lajeado Biriva, foi promovido pelo Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS (Rede Leite).

Em 2004, a família aderiu à Rede Leite, que atualmente é formada por 67 pequenas propriedades rurais, 140 extensionistas da Emater/RS-Ascar e 30 pesquisadores.  

O principal tema discutido no encontro foi a gestão ambiental da propriedade. Os Hammes mostraram ao grupo o isolamento feito na margem do riacho Lajeado Biriva, para evitar que os animais continuassem a danificar a mata ciliar. Isolada, a natureza voltou a produzir espécies de plantas nativas no lugar, antes, degradado pelo pisoteio excessivo dos animais.  

Para aprofundar o assunto, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar e representante do Grupo Temático Gestão Ambiental da Rede Leite, Dejair Burtet, enfatizou a importância dos quatro elementos vitais da natureza: solo, água, vegetação e ar.

Segundo a Emater/RS-Ascar, muita coisa positiva tem sido feita pelos pequenos agricultores, contudo ainda é necessário refazer o desenho das propriedades, de modo a harmonizar a atividade produtiva com o ambiente natural.

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, cujo tema deste ano, escolhido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente é “Pensar. Comer. Conservar”, os participantes do encontro em Bom Progresso plantaram mudas de árvores frutíferas na margem do riacho Lajeado Biriva. As mudas foram doadas pela secretaria municipal da Agricultura, uma das instituições que apoiam a Rede Leite no município, além do Sicredi. O secretário de Agricultura, Rafael Moro, e assessores também ajudaram a cavar os buracos onde as mudas foram plantadas.

O vice-prefeito de Bom Progresso, Agostinho Moro, disse que “a sociedade deve cuidar do meio ambiente para não destruir em minutos o que a natureza levou anos para construir.”

Ao final do encontro, os participantes levaram mudas de árvores nativas para casa.

Em agosto, o grupo se reunirá novamente, mas para falar sobre genética do rebanho leiteiro. O encontro será na propriedade da família Rambo, em Sede Nova.

Rede Leite

 A Rede Leite é um Programa de Pesquisa-Desenvolvimento que tem o objetivo principal contribuir para o fortalecimento e viabilidade da agricultura familiar na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, a partir da geração de conhecimento em um processo de integração entre pesquisadores, extensionistas e famílias de agricultores.

A Rede pode ser considerada uma estratégia de apoio ao desenvolvimento, baseada no método de Pesquisa-Desenvolvimento, ou seja, busca-se produzir novos conhecimentos de forma coletiva e coerente com as condições socioprodutivas dos agroecossistemas.  

Nessas propriedades são realizados testes e experimentos nas áreas de campo e laboratório das instituições de pesquisa, como, por exemplo, testes para avaliar espécies forrageiras e manejo de animais.

Fazem parte da Rede Leite, além dos agricultores familiares: Emater/RS-Ascar, Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Clima Temperado, Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Augusto, Unijuí, Unicruz, Cooperfamiliar, Fepagro e Agel.

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti

Fone: (55) 3333 8040