Produtor da Rede Leite recebe prêmio por qualidade em Santo Augusto


Presença de sólidos indicou qualidade do leite


Encontro na propriedade da família Silva reuniu produtores e extensionistas de sete municípios

A família Silva, uma das 67 famílias integrantes da Rede Leite, conquistou o primeiro lugar no Concurso de Sólidos da empresa LBR Lácteos – Brasil, unidade de Crissiumal. O concurso analisou o leite fornecido no mês de maio, pelo casal Rosane e José da Silva, moradores da localidade Pedro Paiva, interior de Santo Augusto.  “Nossa empresa adota o Sistema de Valorização por Qualidade, que remunera o produtor em função da qualidade, para incentivar o uso de dieta alimentar e genética apropriadas à produção de leite”, disse o supervisor de captação da LBR Lácteos, Adriano Marcelo Périus.

 Na última terça-feira (11/6), Périus esteve na propriedade dos Silva para fazer a entrega do Certificado e cesta de produtos lácteos da LBR Lácteos. A distinção ocorreu durante o encontro da Rede Leite, evento que reuniu pequenos produtores de leite e extensionistas da Emater/RS-Ascar de Santo Augusto, Chiapetta, Inhacorá, São Valério do Sul, São Martinho, Campo Novo e Coronel Bicaco. Também compareceram ao evento, o prefeito de Santo Augusto, José Luiz Andrighetto, secretário municipal de Agricultura, Paulo Abreu dos Santos, vereador, Juarez Speroni, assistente técnico regional de Sistemas de Produção Animal da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Oldemar Weiller, e supervisor microrregional, Júlio César Paris.

 “A presença de sólidos no leite, como proteínas, gordura e açúcares (lactose), indicam mais qualidade e valor nutricional. Já os baixos índices de Contagem Bacteriana Total (CBT) e Contagem de Células Somáticas (CCS), mostram que o leite está sendo produzido com higiene e que os animais têm saúde”, disse Weiller.

 A família Silva adota práticas sugeridas pela Rede Leite para cuidar do plantel leiteiro de 19 animais, dos quais, 10 vacas estão em lactação. Atualmente, a produção mensal de leite é de 6 mil litros.

 As visitas e discussões sobre o sistema de produção de leite são uma estratégia adotada pela Rede Leite para analisar a gestão das pequenas propriedades rurais e, ainda, estimular a troca de experiências entre as famílias, os extensionistas e os pesquisadores que participam da Rede Leite. 

 Fazem parte do Programa, a Emater/RS-Ascar, Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Clima Temperado, Unijuí, Unicruz, Instituto Federal Farroupilha –campus Santo Augusto, Fepagro, Cooperfamiliar e Agel.

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti

Fone: (55) 3333 8040