Estudo sobre sucessão e juventudes rurais na Rede Leite é tema de capacitação


Capacitação foi direcionada para 50 extensionistas da Emater/RS-Ascar


Sant'Anna falou sobre o desafio da extensão rural no processo de sucessão familiar

Cerca de 50 empregados da Emater/RS-Ascar participaram, no dia 14 de maio, de uma capacitação sobre Sucessão Rural e Juventudes Rurais. O evento foi realizado em parceria com a Embrapa, no Instituto São Carlos, em Passo Fundo. Para tratar do tema, esteve presente o pesquisador da área de socioeconomia da Embrapa Pecuária Sul, Jorge Sant´Anna, que abordou os desafios da extensão rural no processo de sucessão familiar.

 A sucessão na agricultura familiar tem suscitado inúmeros debates, especialmente em função da crescente visibilidade do fenômeno da evasão da população jovem do campo para as cidades.

 Tal fenômeno tem inspirado preocupações entre pesquisadores, formuladores de políticas públicas e organizações de jovens rurais, já que parte significativa da produção de alimentos para o nosso mercado interno advém de unidades de produção familiar. A Emater-Ascar tem procurado aprofundar esse debate junto ao seu corpo técnico de extensionistas. Segundo dados apresentados há poucos meses pelo presidente da instituição, Lino De David, faltam atualmente sucessores em 42.500 das 378.546 propriedades de base familiar no estado do Rio Grande do Sul.

 A abordagem do encontro esteve pautada nas experiências adquiridas na Rede Leite, um Programa de Pesquisa-Desenvolvimento, que visa contribuir para o fortalecimento e viabilidade da agricultura familiar na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Entre os avanços obtidos, o pesquisador destacou a percepção de que as relações entre pais e filhos são constitutivas da gestão do estabelecimento rural, sendo tão importantes quanto o manejo das pastagens, a tecnologia ou qualquer outro aspecto mais diretamente conduzido pela extensão rural. Para o pesquisador, os extensionistas conseguem ter aproximação com as famílias, o que facilita esse processo.

 O técnico da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Darcy Pretto, falou sobre a importância da agricultura familiar no desenvolvimento do RS e sobre a necessidade de envolver os pais. “Precisamos, juntos com outras entidades, buscar alternativas para manter o jovem no meio rural com qualidade de vida”, enfatizou.

Durante o encontro, também foram relatadas experiências de sucessão familiar nos municípios de Almirante Tamandaré do Sul e Sananduva. O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Almirante Tamandaré do Sul, Glênio Kissmann, e a extensionista de Bem-Estar Social, Teresinha Fusiger, apresentaram um diagnóstico da realidade do jovem no campo. Foram 51 alunos entrevistados, entre 15 e 29 anos. Durante o ano, já foram realizadas algumas visitas técnicas, e deverá ser elaborado, juntamente com outras entidades, um projeto para incentivar a sucessão.

 “É preciso ter vontade e dedicação. Enfrentamos muitos desafios para atingir resultados satisfatórios e tudo o que precisamos é nos motivar e buscar o jovem para participar”, relatou o técnico da Emater/RS-Ascar de Sananduva, Osmar Miotto, que apresentou o trabalho que é realizado com a juventude no município. São promovidos jogos rurais e excursões, e também foi criada a Comissão da Juventude Rural.

 A assistente técnica estadual da Emater/RS-Ascar, Vera Carvalho, falou sobre as ações desenvolvidas pela Instituição no processo sucessório. “Enquanto extensão, temos de fazer com que o jovem se encontre como sujeito na sociedade e temos de saber conversar com a família sobre o processo de sucessão”, ressaltou Vera. Já a assistente técnica regional Doriana Miotto lembrou que é preciso buscar o jovem que já concluiu o ensino médio para participar das ações desenvolvidas. “Em todas as áreas, como no leite e na piscicultura, é preciso incluir o tema sucessão rural”, completou Doriana.
 

Informações

Assessoria de Imprensa Embrapa Pecuária Sul – Bagé

Jornalista Manuela Bergamim

Jornalista Fernando Goss

Estagiário Juliane Couto


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar

Jornalista Raquel Aguiar
Estagiária Lenise da Costa Kowalski