Rede Leite é tema de dissertação de mestrado de aluna da Unijuí


Objetivo é fazer um diagnóstico ambiental das propriedades que integram do programa


Dissertação de mestrado de Rubia tem a orientação da professora Sandra Vicenci Fernandes

Depois de participar do I Fórum Técnico da Rede Leite, realizado em Ijuí no mês de agosto, a bióloga e aluna bolsista do mestrado em Desenvolvimento da Unijuí, Rubia Adriana Zwick, decidiu que o programa pautaria a sua dissertação. Naquela ocasião, a estudante ouviu relatos de problemas recorrentes, observados nas pequenas propriedades rurais, chamadas de Unidades de Observação (UOs). Rubia esteve no evento acompanhada da professora da Unijuí, Sandra Vicenci Fernandes, que é sua orientadora e uma das pesquisadoras do Programa Rede Leite.

Mesmo considerando que a produção de leite é uma atividade econômica extremamente importante para a economia do Noroeste gaúcho, onde predominam produtores familiares que têm na produção de leite uma renda mais estável e segura, há um aspecto que pode comprometer a continuidade das unidades de produção: a falta de consideração com o meio ambiente, o que pode tornar o sistema de produção menos sustentável. “Pensando nisso, o objetivo do trabalho será realizar um diagnóstico ambiental das propriedades que integram a Rede Leite, como alternativa de minimizar os impactos ambientais causados pela atividade leiteira”, explicou Rubia.

A pesquisa ainda está em fase de construção e elaboração e deverá ser analisada pelos demais integrantes da Rede Leite. O trabalho deve ser finalizado no fim do ano que vem.


Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
Estagiária Jaqueline Peripolli
Fone: (55) 3333 8040