Rede Leite define forrageiras de verão que serão pesquisadas no campus de Santo Augusto


Milheto, capim sudão e sorgo forrageiro são a aposta dos pesquisadores


IF Farroupilha de Santo Augusto é uma das Unidades de Experimentação Participativa da Rede Leite

O espaço reservado em Santo Augusto, no campus do Instituto Federal Farroupilha, para a pesquisa de plantas forrageiras do Programa Rede Leite deve começar a receber, nas próximas semanas, algumas variedades de verão. O local é uma das cinco Unidades de Experimentação Participativa (UEPs) da Rede Leite e serve para que pesquisadores e estudantes conduzam experimentos científicos capazes de fornecer respostas satisfatórias aos problemas enfrentados por quem produz leite.

De acordo com a professora do Instituto Federal Farroupilha, Edna Nunes Gonçalves, o período ideal para o plantio é de setembro a novembro. “Em uma área de 0,25 hectare, as variedades que apostaremos neste verão são o milheto, capim sudão e sorgo forrageiro”, antecipou Edna.

Na UEP do Instituto Federal Farroupilha, as áreas de experimentos estão divididas em 15 parcelas, nas quais cada uma das três variedades de verão cultivadas irá receber cinco diferentes tratamentos.

O ensaio forrageiro de inverno foi implantado, no mesmo espaço, em junho e ainda está recebendo cortes. O local comportou centeio, trigo, azevém, aveia preta e aveia branca. Segundo Edna, vários cortes são realizados com o objetivo de descobrir o potencial das forrageiras para a alimentação do gado leiteiro. Assim que os experimentos de inverno receberem o último corte, segundo Edna, o local será preparado para as forrageiras de verão.


Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
Estagiária Jaqueline Peripolli
Fone: (55) 3333 8040