Embrapa realiza Dia de Campo sobre melhoramento e produção de sementes forrageiras de clima temperado


Evento ocorrerá nos campos experimentais, em Bagé


Pesquisador da área de melhoramento genético vegetal, Maurício Köpp, está organizando o evento

Nesta sexta-feira (05/10), a Embrapa Pecuária Sul estará realizando em seus campos experimentais, em Bagé, um Dia de Campo com o tema “Melhoramento e produção de sementes de forrageiras de clima temperado”, sob a organização do pesquisador da área de melhoramento genético vegetal Maurício Köpp. A atividade será voltada para estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mas poderão participar demais interessados, que devem entrar em contato com a Unidade para realizar a pré-inscrição.

Na parte da manhã do Dia de Campo, os participantes irão conhecer as atividades do Herbário da Unidade e do Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de Forrageiras para o Sul do Brasil, guiados pela pesquisadora Ana Cristina Mazzocato, bem como o BAG de alfafa mostrado pelo pesquisador Maurício Köpp. Ele também abordará os ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU), que são testes pré-determinados pelo Ministério da Agricultura, que avaliam descritores morfológicos e agronômicos para registrar uma nova cultivar. Em seguida, será apresentado pelo pesquisador Juliano Lino Ferreira os ensaios de Distinguibilidade, Homogeneidade e Estabilidade (DHE), que avaliam descritores para proteção de uma nova cultivar.

À tarde, serão mostrados alguns resultados das avaliações de estresse hídrico em espécies forrageiras nativas, pelo agrometeorologista e pesquisador Gustavo Trentin. A produção de sementes de forrageiras e avaliação de Cereais de Inverno serão temas tratados pelo pesquisador João Carlos Oliveira. Ao final serão mostrados pela pesquisadora Márcia Silveira alguns resultados de avaliações morfogênicas de espécies forrageiras nativas, seguido de um debate entre os participantes.

Interessados em participar deste Dia de Campo que ocorrerá na próxima sexta-feira sobre melhoramento e produção de sementes forrageiras de clima temperado deverão entrar em contato pelo telefone da Embrapa (53)3240.4689 para realizar a pré-inscrição.

Embrapa Pecuária Sul - Bagé
Núcleo de Comunicação Organizacional
Jornalista Manuela Bergamim
Jornalista Fernando Goss
Estagiária de Jornalismo Juliane Couto
Fone: (53) 3240 4660
www.cppsul.embrapa.br