Esperança do Sul presta homenagem a produtores da Rede Leite


Prefeito de Esperança do Sul reconhece benefícios da Rede Leite ao município.


Produtores de leite são homenageados no Gabinete do Prefeito

Foi no gabinete do prefeito de Esperança do Sul, Jair Carmo Schmitt, que os produtores rurais Herton Wunsch, a mulher, Woni, e a filha do casal, Luciani, receberam, no dia 23 de dezembro de 2010, uma cesta natalina, um quadro de fotografias e uma placa de reconhecimento pela parceria firmada entre os produtores e o Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS (Rede Leite).

 Adeptos da Rede Leite desde 2007, os Wünsch fizeram um redesenho da propriedade de 13,8 hectares, implantanto mudanças, como a gestão da produção de leite e novos hábitos de manejo, a partir das orientações que receberam dos técnicos e pesquisadores do programa. Desde então, os Wünsch têm observado um salto de  produtividade, 15 litros vaca/dia para 20 litros vaca/dia. A receita mensal obtida com a venda de leite cresceu 39%.

 Outros indicadores, além do econômico, relacionados ao bem estar, também foram atribuídos à Rede Leite. “Antes, eles cortavam, trituravam e, ainda, transportavam o pasto até os animais”, lembrou o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Antonio Righi. Por sugestão da Rede Leite, os produtores instalaram piquetes, onde as 16 vacas de leite pastam à vontade, investiram na adubação do solo e aumentaram a área de pastagem para 3,7 hectares. “A produção de leite aumentou e a mão de obra diminuiu”, relatou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ivar Kreutz.

 Além do prefeito, a homenagem aos Wünsch foi prestigiada pelo gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Carlos Turra, coordenadora do Centro de Treinamento de Agricultores de Bom Progresso (Cetreb), Elaine Schons, extensionistas da Emater/RS-Ascar, Ivar Kreuz e Antônio Righi, técnicos e secretários municipais de Esperança do Sul.