Workshop da Rede Leite avalia indicadores de produção


Especialistas irão analisar dados fornecidos pela PSP.


Planilha PSP fornece dados econômicos e produtivos.

Embrapa e Emater/RS-Ascar promovem um workshop no dia 12 de setembro para discutir dados sobre a produção de leite no Noroeste do Rio Grande do Sul. O 2º Workshop Indicadores da Nova PSP começa às 9 horas, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí.

Planilha PSP

Durante o evento, os especialistas irão analisar dados fornecidos pela Planilha de Sistematização da Produção (PSP). Essa planilha foi desenvolvida em 2009, pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Pedro Urubatan Neto da Costa. Em 2016, a PSP passou por ajustes, porém sem perder o foco nos aspectos críticos e nos aspectos favoráveis à produção de leite.

“A nova PSP fornece dados econômicos e produtivos tais como custo operacional (desembolso das diferentes atividades desenvolvidas na propriedade), custo da pastagem/hectare, custo do kg de silagem, custo do litro de leite produzido, lotação de Unidade Animal (UA) por hectare, produção de leite/hectare e produção vaca/ano, entre outros”, exemplificou o assistente técnico regional de Sistemas de Produção Animal da Emater/RS-Ascar, médico veterinário Oldemar Weiller.

A nova PSP, segundo a Rede Leite, tem potencial para ser reproduzida em outras regiões do Estado. A expectativa é que a planilha de gestão possa qualificar a intervenção do extensionista nos sistemas de produção de leite dos pequenos agricultores.

Rede Leite

A Rede Leite – Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS – conta, atualmente, com a participação formal das seguintes instituições: Emater/RS-Ascar, Embrapa, Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Instituto Federal Farroupilha campus Santo Augusto, Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm), Cooperfamiliar e Rede Dalacto.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti

cbrutti@emater.tche.br
(55) 3333-8040

(55) 99976 854

 

www.facebook.com/EmaterRS

https://twitter.com/EmaterRS

www.youtube.com/EmaterRS