Rede Leite divulga carta com reivindicações durante audiência do Senado


Senado realiza audiência pública no campus da Unijuí


Em março, entidades elaboraram Carta da Rede Leite que será lida na sexta-feira.

O Comitê Gestor da Rede Leite entregará, nesta sexta-feira (10/07), em Ijuí, durante audiência pública do Senado, a se realizar a partir das 14 horas no campus da Unijuí, documento com cinco reivindicações que julga eficazes na resolução de alguns dos principais problemas que afetam os produtores de leite, em sua maioria, agricultores familiares.

Constam na Carta da Rede Leite, que será lida pelo pesquisador da Embrapa, Gustavo Martins da Silva, os seguintes pedidos: assistência técnica e extensão rural pública, fiscalização oficial a processos de coleta e transporte de amostras de leite - desde a propriedade até laboratórios credenciados-, instrumentos legais para garantir ao agricultor receber pela comprovada qualidade do produto, políticas públicas emergenciais e fortalecimento do sistema cooperativo dos agricultores familiares.    

Embora sucinta, a Carta da Rede Leite condensa “ações estratégicas” refletidas com profundidade por representantes das sete instituições conveniadas: Emater-RS/Ascar, Embrapa, Unijuí, Unicruz, Fepagro, IFF Campus Santo Augusto e UFSM.“A equipe da Rede Leite, preocupada com a situação atual de milhares de famílias de agricultores, reuniu-se de forma extraordinária, no dia 04 de março de 2015, em Ijuí-RS, para discutir a situação e perspectivas da cadeia do leite no estado e na região. Dentre mais de 30 pessoas, estavam presentes representantes de algumas cooperativas de produtores da região, da AGEL e da UNICAFES, além dos técnicos e pesquisadores da rede”, explica o documento.

Em um dos trechos da carta, as instituições expressam preocupação com a situação dos agricultores familiares. “Os últimos acontecimentos, como os episódios de fraude no leite e as mudanças na conjuntura das grandes agroindústrias, vêm causando grandes impactos principalmente sobre os produtores de menor produção em volume de leite. Várias questões e fatos foram levantados na reunião, os quais refletem a atual realidade do setor e dos agricultores. Podem-se destacar: a falta de garantias ao produtor quanto ao pagamento e aos resultados da qualidade do seu leite; produtores que não receberam pagamento pelo leite entregue; e produtores que não conseguem mais vender o leite, pois algumas indústrias estão deixando de recolher pequenas quantidades e de comprar via cooperativas.”

Pontos reivindicados na Carta da Rede Leite

- debater e criar políticas públicas emergenciais

 - criar instrumentos legais específicos que forneçam maior garantia aos produtores quanto ao recebimento do pagamento e à qualidade do leite entregue;

 - implantar um sistema de fiscalização oficial dos processos de coleta e transporte das amostras de leite até chegar aos laboratórios credenciados;

 - fortalecer a assistência técnica e extensão rural pública;

- apoiar e fortalecer o sistema cooperativo dos agricultores familiares, em escala local e regional, focando em processos e produtos diferenciados, na agroindustrialização e em mercados específicos.

Rede Leite

Credenciada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, a Rede Leite – Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do Rio Grande do Sul, atua em mais de 50 pequenas propriedades rurais, localizadas na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí – abrange 46 municípios dos Coredes Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí.

O trabalho desenvolvido pela Rede Leite chama a atenção no país porque tem conseguido fazer chegar até os agricultores familiares, pesquisadores e extensionistas, juntos trabalhando para qualificar a produção e a qualidade do leite, sem esquecer da renda e bem-estar da família.

O trabalho leva em conta os fundamentos da Pesquisa-desenvolvimento, corrente teórica de origem francesa que prioriza o enfoque sistêmico,  o olhar sobre todo o sistema produtivo, pessoas, ambiente, mercados, sendo indispensável a participação.

Instituições conveniadas na Rede Leite

Emater-RS/Ascar, Embrapa, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Fundação de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), IFF campus Santo Augusto e Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm).

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti