Chamada pública do leite proporciona dia de campo em Braga


Braga é um dos municípios mais pobres do RS.


Produzir pasto desafia produtor da região Celeiro.

Braga, um dos 13 municípios da Região Celeiro contemplados pela Chamada Pública do Leite, financiada pelo Governo Federal, irá sediar, nesta sexta-feira (06/02), um dia de campo sobre leite. O evento será realizado a partir das 10 horas, na propriedade da família Costa, localizada na comunidade Vau dos Neves, interior do município. A Emater/RS-Ascar, executora da chamada pública no Estado, é a promotora do dia de campo.

 Dia de campo

O crescimento da atividade leiteira no Estado e na região Celeiro gera a preocupação com a comida dos animais. Qual seria o tipo de pasto mais adequado ao pisoteio dos cascos das vacas e à região, de terra dobrada e solo raso, cheio de pedras. Produzir leite nessas condições, dizem os extensionistas da Emater/RS-Ascar, é um grande desafio. O tema será abordado nas quatro estações do dia de campo: 1) grama tifton; 2) silo de silagem e cana de açúcar; 3) área pedregal; 4) parcelas com capim pioneiro.  “O objetivo é a troca de experiência entre as famílias da Chamada Pública do Leite, tendo como ênfase a organização da propriedade, a importância do uso das pastagens perenes e os piquetes”, disse a extensionista da Emater/RS-Ascar, Neiva Steffen.

 Após o almoço, os agricultores devem fazer uma análise do que eles enxergaram na propriedade da família Costa e, por fim, devem apontar pontos positivos e negativos do primeiro ano da Chamada Pública do Leite e, ainda, planejar atividades para o ano de 2015.

 Cenário

Os agricultores que moram na área de abrangência do Corede Celeiro estão entre os mais pobres do Estado. Em torno de 11% das famílias de baixa renda ou de extrema pobreza estão no meio rural, segundo a Emater/RS-Ascar.

 A população desses municípios vem diminuindo lentamente. Braga, no entanto, teve  aumento de moradores depois que reassentamentos foram instalados no município.

Chamada pública do leite

Por meio de chamada pública, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) contratou a Emater/RS-Ascar para prestar assistência técnica e social a pequenos produtores de leite. O objetivo é desenvolver a bacia leiteira no Estado. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí – abrange os Coredes Celeiro, Alto Jacuí e Noroeste Colonial -, os extensionistas, como Neiva, prestam orientação para mil famílias, pelo período de três anos. Têm prioridade os agricultores que correm o risco de abandonar a atividade por falta de assistência técnica e social.

 Resultados esperados

Os extensionistas da Emater/RS-Ascar almejam ampliar a oferta de leite e a renda do agricultor familiar, melhorar a qualidade do leite à venda no supermercado, sugerir o uso de ferramentas de gestão, como planilhas, estimular a participação das mulheres e jovens e oferecer informações sobre políticas públicas.

  

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti