Jovem produtor da Rede Leite brilha no fórum realizado em Cruz Alta


Altair Siqueira causou ótima impressão ao contar como faz gestão.


João Pedro Velho, Altair e extensionista Larissa dos Reis.

O jovem produtor de leite de Boa Vista do Incra, Altair Siqueira, causou ótima impressão, na quarta-feira (23/10), em Cruz Alta. O rapaz foi convidado pelos organizadores do 16º Fórum de Produção Pecuária-leite para contar sua experiência como empreendedor na atividade leiteira, durante o evento realizado de 21 a 23 de outubro, no campus da Universidade de Cruz Alta.

O professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm), João Pedro Velho, disse ter ficado satisfeito em conhecer um caso em que a teoria “fecha” com a prática. “A indústria pede até 13% de sólidos no leite e a produção deste jovem já está chegando lá, está em 12%”, elogiou o professor da Ufsm. “Com certeza, este rapaz não está nem um pouco preocupado com a normativa 62”, disse Velho. Altair confirmou, de fato, não estar preocupado com as exigências da Instrução Normativa 62, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Com a dieta das nossas vacas estamos tendo em torno de 4,6 de teor de gordura e 3,6 de proteína”, indicadores de qualidade bonificados pela empresa Nestlé, para a qual a família Siqueira vende a produção de leite das  49 vacas em lactação.

Há quatro anos na Rede Leite, Altair Siqueira enumera uma série de mudanças, em especial, ocorridas nas práticas de manejo dos animais. O tamanho dos piquetes foi reduzido de 3 mil m2 para 1.500 m2, entre outras inovações. Os futuros planos da família Siqueira incluem oferta de água nos piquetes e investimento em projetos de irrigação.

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti