Dia de campo em Porto Xavier aborda cana-de-açúcar como alternativa alimentar e energética


Município possui a única usina de etanol do Estado


Dia de Campo mostrou técnicas mecanizadas de colheita

O município onde está instalada a única usina de produção de etanol do Estado sediou a retomada do foco de atenção à importância da cana-de-açúcar para a agricultura familiar. Em Porto Xavier, estão cultivados 1.080 dos cerca de 8 mil hectares de cana-de-açúcar plantados nos 45 municípios de abrangência da Emater/RS-Ascar, na região administrativa de Santa Rosa.

Diante deste cenário, foi realizado nesta quinta-feira (06/05) um dia de campo sobre a cana-de-açúcar como alternativa alimentar e energética. A intenção foi de divulgar e quebrar os paradigmas inerentes à cultura da cana-de-açúcar, motivar a ampliação da área de cultivo e divulgar as potencialidades com aplicação de novas tecnologias. Desde o melado até o biocombustível dependem desta importante matéria-prima, que resulta do trabalho dos agricultores familiares.

Durante o dia, foram realizadas diversas oportunidades de acesso à informação e de debate. Entre elas, aconteceu a apresentação do histórico e dos objetivos da Coopercana e explanação sobre possibilidades de acesso ao crédito, seguro e zoneamento agrícola. “Nos últimos anos ampliou de 7 para mais de 40 culturas seguradas pelo PROAGRO, entre elas, a cana-de-açúcar. A partir deste ano, todas as operações de busca de financiamento ou seguro acima de 5 mil reais, terão que ser encaminhadas mediante apresentação de análise de solo. O agricultor só pode plantar as cultivares que constam no zoneamento”, enfatizou o assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar na área de crédito, Cezar Henrique Ferreira.

Os presentes puderam conferir também palestra sobre o panorama geral da cana-de-açúcar, à cargo da Embrapa. E, na parte da tarde, foram realizadas visitas a campo, onde foram conhecidas novas técnicas de plantio de cana-de-açúcar, recomendações de novas variedades de cana-de-açúcar, demonstração de colheita mecanizada e apresentação do sorgo sacarino como fonte para produção de etanol. “O cultivo de cana-de-açúcar é uma atividade que historicamente foi importante para a agricultura familiar, por isso merece atenção. O evento foi realizado diante da necessidade de buscar conhecimento e estratégias para que a atividade cresça de uma forma sustentável”, destaca o gerente regional da Emater/RS-Ascar Amauri Coracini.

O fortalecimento por meio do cooperativismo
O cooperativismo é uma importante forma de fortalecer os agricultores familiares. Sozinho, pouco se consegue. Em grupo, as dificuldades são mais facilmente superadas e as conquistas compartilhadas. Neste contexto, Porto Xavier tornou-se referência na produção de cana-de-açúcar e associativismo entre produtores. Segundo a presidente da Cooperativa dos Produtores de Cana de Porto Xavier (Coopercana), Marina Theis Kohl, “com os resultados que estão sendo colhidos e ampliação do conhecimento é possível estar cada vez mais convicto da viabilidade e da facilidade de plantio da cana-de-açúcar e do sorgo sacarino”.

A produção dos 287 associados da Coopercana abastece a única usina de etanol do Rio Grande do Sul, além de fornecer matéria-prima para agroindústrias de melado e açúcar mascavo. A perspectiva é de que, a partir dos resultados da safra de 2013, sejam produzidos cerca de 7 milhões de litros de etanol.

Durante o evento, a presidente da Cooperativa, o prefeito de Porto Xavier, Paulo Sommer, e o delagado da Receita Estadual, Jorge Maronese, assinaram o termo de ajuste para acesso ao incentivo de crédito presumido concedido aos produtores de etanol, pelo decreto 50.348 do Governo do Estado. “A intenção é consolidar a produção de álcool com incentivos fiscais, neste caso, com o retorno de 48% do ICMS aos cofres da cooperativa para investimento na qualificação de seus processos. Nesse primeiro ano de adesão da Coopercana o montante vai representar em torno de 900 mil reais”, destacou Maronese.

O Dia de Campo sobre cana-de-açúcar foi promovido pela Coopercana, em parceria com Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Regional de Santa Rosa, escritórios municipais da Emater/RS-Ascar e prefeituras de Porto Xavier e de Roque Gonzales.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa
Jornalista Deise Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665