Leite Gaúcho capacita produtores de Nova Ramada


Primeira etapa do curso beneficiou 18 famílias da Comunidade 1º de Maio


Capacitação foi realizada na Comunidade 1º de Maio

O Programa Leite Gaúcho, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e desenvolvido no Estado pela Emater/RS-Ascar, capacitou, na última semana, em Nova Ramada, 18 famílias produtoras de leite da localidade 1º de Maio. O município da Região Noroeste do Estado deverá produzir este ano aproximadamente 18 milhões de litros de leite – seis milhões de litros a mais do que produziu em 2010.

Esta foi a primeira etapa do curso realizada no município e o tema proposto pela Emater/RS-Ascar foi a gestão da produção leiteira. Os extensionistas Carina Bianchini e Luiz Lyra interagiram com os produtores, fazendo com que eles revelassem as dificuldades inerentes da atividade leiteira - doenças dos animais, baixo preço do leite, falta de pastagem durante a estiagem, dentre outros. Os produtores também foram estimulados a propor alternativas  para resolver essas dificuldades e opinar sobre o que consideram positivo na atividade e o que podem fazer para manter a satisfação.

Para exemplificar como deve funcionar a gestão da família empreendedora, Carina apresentou uma roda de carroça. Cada raio da roda era um dos eixos que regem a boa produção de leite: nutrição, recursos humanos, bem-estar animal, financeiro, genética, manejo/sanidade e solo/água/relevo. Ainda segundo a extensionista de bem-estar social da Emater/RS-Ascar, todos os raios devem estar em harmonia para que a roda circule em perfeitas condições e, no caso da atividade leiteira, para que a atividade dê bons resultados. Carina também destacou receitas caseiras, de baixo custo, para controle de mamite e carrapatos, além de dicas de fabricação de desinfetantes, pomadas e sabão bactericida.

Após o almoço, realizado na comunidade, Lyra apresentou questões relacionadas às adversidades climáticas, como seca e geadas, manejo de solos e de animais, produção de pasto e uso adequado de máquinas e equipamentos.

Para o extensionista da Emater/RS-Ascar, o sucesso na atividade leiteira depende da correta identificação de problemas e de potencialidades nas diversas fases de produção. Carina complementou, afirmando que “não existe uma receita pronta para que a atividade leiteira dê certo. Cada produtor deve filtrar e verificar o que se adapta melhor a sua realidade”, disse Carina.

Também participaram do encontro a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Áuria Schroder, a professora do curso de Gestão do Agronegócio do Instituto Federal Farroupilha de Santo Augusto, Elaine Vione, e o responsável pelos estágios da instituição, Diego Nunes.

A segunda etapa da capacitação em Nova Ramada será realizada no próximo dia 19, a partir das 9h30min, na propriedade de Edemilson Fernandes de Vargas, na localidade de 1º de Maio.

 
Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
Estagiária Jaqueline Peripolli
(55) 3333 8040